MAIS UM:”Wellington tenta empréstimo de quase R$ 1 bilhão no Banco Mundial”

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu com a diretora do Banco Mundial, Deborah Wetzel, e sua equipe nesta terça-feira (3) para tratar da retomada da operação de crédito, no valor de 320 milhões de Euros, o equivalente a cerca de R$ 991 milhões, com desembolso previsto em um prazo de três anos. 
O empréstimo contempla as áreas de saúde, educação, agricultura familiar, meio ambiente, gestões fundiária e pública. Essa transação havia sido suspensa quando o estado foi incluído na lista de inadimplentes.
“Já conseguimos diminuir os índices de extrema pobreza no estado, melhoramos a saúde e educação nos últimos anos. Agora, precisamos ter um olhar mais voltado para a prosperidade do Piauí”, argumentou o governador. O gestor declarou que já conversou com a presidenta Dilma Rousseff e que obteve dela o apoio para a continuidade das negociações para o empréstimo.
Segundo Wellington, o apoio da União para que as negociações com o Banco Mundial sejam retomadas é de extrema importância, porque a operação necessita desse aval do governo federal. “Isso aconteceu porque a operação com o Banco foi suspensa, quando o estado se tornou inadimplente com União. Como o problema já foi solucionado conseguimos que uma equipe do Banco visite o Piauí para atualizar o projeto”, informou. Os técnicos do Banco Mundial devem visitar o estado na próxima semana.
“Quero deixar claro que temos total interesse nessas duas operações com o Banco Mundial. Para isso, peço que a equipe faça um esforço concentrado durante a visita ao Piauí”, reforçou Wellington.(Portalaz)

Deixe uma resposta