O Bumba-meu-boi de Parnaíba fará parte de documentário do cineasta Joaquim Saraiva

“O Bumba-meu-boi de Parnaíba morreu”? Este é o tema do documentário que está sendo produzido pelo cineasta Joaquim Saraiva com proprietários e pessoas ligadas ao bumba-meu-boi local. Várias entrevistas, vídeos, imagens e relatos estão sendo coletadas para serem anexadas em tal documentário.
No final de semana, Joaquim Saraiva esteve na sede do Bumba-meu-boi Estrela Cadente, no Conjunto Joaz Souza, entrevistando um dos coordenadores do grupo. Durante a entrevista vários temas foram abordados, dentre eles como é feita a manutenção da tradição e de onde são tirados os recursos para manter o bumba-meu-boi vivo na cidade de Parnaíba. 
Para Roberto William,  coordenador do Boi Estrela Cadente, é de grande importância à cultura do bumba-meu-boi, pois hoje além de manter uma das mais ricas tradições viva, movimenta a economia e o turismo local, além de resgatar jovens perdidos no mundo das drogas.

O documentário é feito com vários proprietários de bois da cidade de Parnaíba, por exemplo, Sr. Raimundo Bandeira, um dos mais antigos folcloristas da cidade; o presidente da sociedade de Bois de Parnaíba, Batista Filho, dentre outros nomes dos mais diversos bairros.

Segundo Joaquim Saraiva, idealizador do documentário, não há fonte de recursos para a realização do relato histórico. “O que me levou a colher essas informações e distribuir para a sociedade é o medo desta cultura tão importante para nossa região chegar ao fim”, comenta Saraiva.
Com equipamento próprio e solitário Saraiva já visitou quase todos os terreiros de bois da cidade, ativos ou não. A previsão para conclusão do projeto é para o final do primeiro semestre e a divulgação do mesmo deverá ser feita com o apoio dos próprios grupos de bois de Parnaíba.
SIM NOTICIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *