Vereador quer mudança no horário de funcionamento dos cartórios em Parnaíba

Assim como fez para que efetivar o plantão de farmácia 24 horas em Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa (PSB) propôs em requerimento e a Câmara Municipal aprovou a realização de uma audiência pública no dia 25 próximo, a partir das 9 horas da manhã, para tratar do horário de funcionamento de cartórios na cidade.
O vereador defende, por exemplo, que os cartórios funcionem de forma ininterrupta, de 8 às 18 horas, como ocorre em cidades como Teresina e Piripiri. “Em Parnaíba eles fecham às 11h e só retornam às 13h, dificultando o acesso da população a seus serviços nesse horário. O horário de fechamento dos cartórios atrapalha, por exemplo, as pessoas que precisam fazer transações financeiras em agências bancárias e necessitam de autenticação de documentos em cartório, e só dispõe do horário da folga do trabalho para isso”, justificou o vereador.
Carlson Pessoa disse que já conversou com donos de cartórios sobre o assunto e obteve boa receptividade à sua proposta. O proprietário do Cartório Almendra, por exemplo, disse que se disponibiliza a abrir até aos sábados, não o faz atualmente por empecilho da justiça que determina como horário de 7às 11 horas e de 13 Às 17 horas, de segunda a sexta feira.
Com relação ao plantão de farmácias 24 horas, ele disse que a proposta é vitoriosa, porque os plantões continuam funcionando, com uns poucos donos de farmácias descontentes, sob a alegação de que não compensa financeiramente o plantão, porque “geralmente não há nenhum faturamento”. Para o vereador, isso não justifica a má vontade porque é apenas uma vez por mês o plantão por farmácia. “O que falta é a prefeitura divulgar maciçamente esses plantões, o que não ocorre não se sabe por que. Já colocamos até nosso blog à disposição”, informou Pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *