DEPUTADO DO PIAUÍ HERÁCLITO FORTES VAI FISCALIZAR A ABIN

O governo federal teve que engolir mais uma vitória da oposição no Congresso. O deputado federal piauiense Heráclito Fortes , do PSB, venceu o petista Carlos Zaratine, de São Paulo, por 15 votos a 11 , para integrar a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.

Essa comissão foi criada pela resolução Nº 02/ 2013 com a missão de exercer a fiscalização e o controle externos das atividades de inteligência e contrainteligência e de outras a elas relacionadas, desenvolvidas no Brasil ou no exterior por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, especialmente as ações comandadas pelo Sistema Brasileiro de Inteligência.
Ora, o deputado Heráclito Fortes é notório adversário do governo federal. Por isso mesmo, não havia interesse algum que ele fizesse parte dessa comissão, que tem acesso livre a arquivos, áreas e instalações dos órgãos do SISBIN ( Sistema Brasileiro de Inteligência), por onde passam documentos altamente sigilosos. Mesmo enfrentando resistência, Heráclito foi eleito e promete agora ser uma pedra no sapato do serviço de inteligência brasileiro.
Conhecido por sua habilidade de ir fundo nas questões nas quais toma parte, o deputado pode se tornar um incômodo nessa comissão, fiscalizando com lente de aumento assuntos delicados para o governo. Ele agradeceu os colegas pela eleição e já mandou o primeiro recado: “Temos que garantir que o Brasil não seja usado externamente, mas também que as instituições não sejam usadas indevidamente, prejudicando a democracia brasileira. Terei responsabilidade de cumprir a altura esse papel.” (Cláudia Brandão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *