Landim critica ex-gestores ao tratar de descaso com Lagoa do Portinho

deputado federal Paes Landim (PTB), que semana passada defendeu a privatização da Eletrobras Piauí e pediu aos cidadãos que foram ou se sentissem prejudicados recorressem à Justiça para reaver seus direitos, nesta segunda feira (9), ao tratar sobre a Lagoa do Portinho – ou melhor, sobre o que existiu dela – criticou duramente os gestores que passaram nos últimos 12 anos pela Secretaria do Meio Ambiente – um deles Dalton Macambira. E neste rol inclusos todos os secretários dos governos de Wellington Dias (PT), Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (PMDB).
O pronunciamento foi duro, digno de elogio. Um verdadeiro desabafo. Todos os secretários foram chamados de incompetentes, maus gestores, descompromissados, ineficientes e sem qualquer tato para o planejamento e para a prevenção em torno de um bem natural tão importante quanto aquele.
“Por 12 anos a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí foi ineficaz e incompetente. Um absurdo foi feito naquele Estado, que teve desprezo pelo meio ambiente, despreparo, ineficiência. Eu quero citar outros elementos nesse sentido. É importante dizer, senhor presidente, que nenhuma prevenção foi feita”, tascou.
R$ 5 MILHÕES APLICADOS EM QUAIS ESTUDOS?
Em outro trecho do seu pronunciamento, o parlamentar desancou o poder público e sustentou que ele é incapaz de cuidar do que é de todos. “O Estado não tem competência, não tem recursos para tal e, quando tem, os aplica mal nessa área, vez que a própria Secretaria de Meio Ambiente do Piauí alocou R$ 5 milhões através de convênio Ministério/CODEVASF, há 2 anos, para aplicar nos estudos no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Estudos? Que estudos são esses? Por que não aplicou na recuperação da Lagoa do Portinho?”, questionou.
CADÊ A OAB? A OAB É INERTE NUM TEMA TÃO IMPORTANTE!
“Manifestaram-se os advogados do Piauí. Por que os advogados não promovem uma ação pública? Isso é um absurdo! É um atentado contra o patrimônio público, o patrimônio da humanidade, essa beleza que é a Lagoa do Portinho, à beira do nosso grande Delta do Parnaíba, que é o único delta, assim conhecido, das Américas”, cobrou.
Landim falou que é “doloroso” saber que a beleza da Lagoa do Portinho, segundo especialistas, jamais volta a ser como antes.
CONFIANÇA EM ZIZA CARVALHO
“Eu quero fazer justiça ao atual Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, que, antes mesmo de assumir a pasta, foi visitar a Lagoa do Portinho e ficou preocupado com o seu drama e assegurou, ao assumir a Secretaria – e o fez na semana passada -, que iria tomar todas as providências necessárias a tudo aquilo que se refere à Lagoa do Portinho.
ENTÃO CORRE…
Tem quatro anos para isso, Ziza. (Rômulo Rocha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *