Centro Cultural “João Paulo dos Reis Velloso” será inaugurado dia 30


O Centro Cultural “João Paulo dos Reis Velloso” será inaugurado no próximo dia 30 do corrente, às 20h. Trata-se de um empreendimento do Serviço Social do Comércio (SESC-PI), homenageia aquele que se tornou um dos mais ilustres alunos da antiga União Caixeiral.
Sensibilizado com a edição do impresso O Piaguí Culturalista de n.º 38, de dezembro de 2010, cuja página 19 tratava justamente do seu respectivo abandono, o empresário Valdeci Cavalcante com o apoio do então Secretário do Turismo de Parnaíba, Arlindo Leão, travou, com empenho, uma verdadeira luta em prol do resgate de um dos prédios mais valiosos da história de Parnaíba, a Unidade Escolar União Caixeiral, localizado na Avenida Presidente Vargas, e que desde 2008 estava em posse de um grupo europeu.
Na manhã do dia 24 de janeiro de 2010, reunidos em Teresina, os Conselheiros da Federação do Comércio do Estado do Piauí, presididos pelo empresário parnaibano, Valdeci Cavalcante aprovaram, por unanimidade, a compra, após análise de documentos e, em anexo, a referida matéria culturalista que denunciava o estado de abandono do tradicional e quase secular estabelecimento de ensino que fez história na educação não apenas de Parnaíba, Piauí, como do Brasil.
O referido prédio, que estava atrapalhando o desenvolvimento do turismo em Parnaíba é passagem para dois dos maiores pontos turísticos, históricos e culturais do estado do Piauí (Casa Grande e Porto das Barcas).
Para o jornalista Arlindo Leão (O Piaguí Culturalista), “o mais importante é que o prédio voltou para as mãos dos parnaibanos e quem ganhou com tudo isso foi a nossa cidade, com a elevação da autoestima da sua gente”.
Segundo Valdeci Cavalcante, o SESC está cumprindo o seu papel ao dar a Parnaíba o que é de Parnaíba de fato. Destaca ainda, que foi um importante passo na revitalização de um prédio tão importante para o passado, presente, e doravante futuro do comércio piauiense, mas por conta da sua estratégica localização: fica numa região nobre, histórica e bela, que é o centro antigo de Parnaíba (tombamento federal), somando-se a um complexo de prédios eminentes que merecem de todos nós atenção e zelo ímpares. “Sei que esta ação nossa traz de volta a tranquilidade que há poucos anos tinha sido extirpada, e a felicidade, afirmo, é de todos nós, é conjunta, alia-se ao lema que carregamos em nossa bandeira: É com olhar de transformação social que o SESC elabora suas ações com o objetivo de ampliar as escolhas para a qualidade de vida do comércio e de sua família”, concluiu.
Sobre o homenageado: 

João Paulo dos Reis Velloso é presidente do Fórum Nacional (INAE), desde a sua criação, em 1988, Presidente do Conselho Diretor do IBMEC – Mercado de Capitais (desde 1981), Professor de Pós-Graduação da EPGE (FGV), Membro do Conselho de Administração da BNDESPAR e Membro do CDES (P.R.). Nasceu em Parnaíba, Piauí, formou-se em Economia na UERJ e fez Pós-Graduação na Universidade de Yale (EUA). Foi Ministro do Planejamento de 1969 a 1979. Criou o IPEA, a FINEP, o SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *