Chuvas no Norte do Piauí devolvem a Lagoa do Portinho; cheia de novo

As chuvas frequentes que vêm caindo no Norte do Estado “trouxeram de volta” a Lagoa do Portinho, que no final do ano passado praticamente desapareceu e se transformou em um grande atoleiro, servindo mais para observatório de pássaros, que se aproveitavam da lamina d’água mais fina para pescar.
A Lagoa, que fica situada na cidade de Parnaíba, é considerada um dos mais belos cartões postais do nosso estado. Com a seca, até mesmo o comércio foi prejudicados. Donos de bares localizados na margem da lagoa registraram uma queda de até 50% nas vendas no período de alta estação.
Agora, com o retorno das chuvas, o que parecia ser o fim da lagoa dá sinais de que tudo não passou de um verão rigoroso. Porém a presença de barragens e o desvio de água por alguns canais também pode ter contribuído para que a lagoa secasse maisrapidamente.
Porém, ver novamente a Lagoa cheia reacende a esperança de que não a perderemos tão facilmente. Mesmo assim, o poder público não poderá ignorar a situação diante dos bons ventos de chuva, afinal as denúncias de construção de canais e barragens são reais, e os órgão de meio ambiente precisam apurar a fundo.

Fotos: PHB em Nota

lagoa2.png
lagoa3.png
lagoa4.png
lagoa5.png
lagoa6.png
Publicado Por: Apoliana Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *