Governo revoga isenção fiscal para cerveja Itaipava

O governador Wellington Dias (PT) revogou ontem o decreto do seu antecessor, Zé Filho (PMDB) que concedia isenção de 70% no ICMS para a Cervejaria Petropolis pelo prazo de 15 anos. A cervejaria produz a marca Itaipava.
O decreto do governador, de número 16.010 também põe por terra outro decreto, publicado no dia 27 de janeiro, no qual o próprio Wellington Dias ampliava de 70% para 90% a isenção fiscal, que valia de 20 de dezembro do ano passado até 19 de dezembro de 2029.
A contrapartida da cervejaria deveria ser a abertura de sete unidades de distribuição no Piauí nas cidades de Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, além de Teresina, com investimentos  que deveriam chegar a R$ 38 milhões, em prazo de cinco anos, na aquisição de imóveis, veículos, contratação de mão-de-obra, capacitação de pessoal, implantação de controle de qualidade de seus produtos e serviços e ativo de giro.
Com a isenção, a empresa deveria gerar 415 empregos diretos e 1.245 indiretos.
O Grupo Petrópolis é atualmente controlador da segunda maior cervejaria do Brasil e produz, além das cervejas, bebidas não alcoólicas, atuando em pelo menos 20 estados, com seis fábricas, além de centros de distribuição, como o que deveria ser instalado com isenção no Piauí.(Cláudio Barros)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *