PENITENCIÁRIA MISTA DE PARNAÍBA SUPERLOTADA COM 300 PRESOS A MAIS

Não é de agora que policiais lotados na Penitenciária Mista de Parnaíba (Fontes Ibiapina) reclamam da superlotação daquele presidio e do perigo que ele representa para a população, em função de estar situado na zona urbana da cidade, num prédio improvisado onde deveria funcionar um mercado público.
Com capacidade para abrigar apenas 136 presos, lá se encontram atualmente 432, com os 10 novos que lá chegaram recentemente, vindos de Esperantina, onde houve uma rebelião. Há, portanto, um excesso de 295 detentos. “Sem se falar que a Central de Flagrantes está lotada de presos da Justiça, por falta de vagas na Penitenciária, e o 2º DP também está com suas celas todas ocupadas”, comenta o repórter policial Yure Gomes, que lembra ainda que desde 2018 ouve falar na promessa de construção de um presídio de segurança máxima em Parnaíba, sem que nada aconteça.
O diretor da Penitenciária, delegado Eduardo Ferreira, disse que Penitenciária é uma verdadeira “bomba relógio”, que poderá explodir a qualquer momento, com consequências danosas a quem mora das imediações, no bairro São José. As frequentes tentativas de fuga dos detentos atestam isso, visto que poderão adentrar as residências vizinhas tomando famílias como reféns.
A falta de agentes penitenciários também é outro problema apontado, que já é do conhecimento das autoridades governamentais. “Falta apenas o governo tomar providências, adotando medidas urgentes para evitar o pior”, comentam os agentes.
Fonte:Jornal “Tribuna do Litoral”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *