Polo de Desenvolvimento Tecnológico será inaugurado nesta sexta

A Prefeitura de Parnaíba, Governo do Estado e Sebrae inauguram nesta sexta-feira, dia 17, o Polo de Desenvolvimento Tecnológico Delta Tic´s localizado no complexo do Dunnas Shopping, na BR 343. O local será celeiro de inovação, tecnologia e ciências da  Planície Litorânea do Estado e  nasce com a missão de promover desenvolvimento tecnológico, científico e sustentável às esferas públicas e privadas.
O Polo de Desenvolvimento Tecnológico DELTA TIC´s contempla a aliança entre as instituições acadêmicas, poder público e empresas privadas. Possui um Conselho Gestor formado por 4 conselheiros fundadores, os professores Rodrigo Baluz e Gildário Dias, a empresária Valeska Meneses e o consultor institucional Paulo César Coutinho, além dos representantes das 7 empresas do grupo PHBTIC´s.
No espaço do Polo de Desenvolvimento Tecnológico serão contemplados espaços para incubação de projetos técnicos e acadêmicos, lançamento de Startups, o projeto social Delta de Bem além de espaços estratégicos para o desenvolvimento econômico. Segundo estimativa dos envolvidos na gestão do Polo há sianis de que lá será um espaço de representatividade, promoção e qualificação de inovação, tecnologia e conhecimento.
As empresas membras do projeto irão utilizar de um espaço amplo, com aporte pelo poder público de isenção de taxas de aluguel, sem custos com serviços de energia, água e Internet.  Estima-se que com o apoio da FAPEPI – Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí, editais de fomento a pesquisa sejam destinados a pesquisas de empresas privadas membras do DELTA TIC´s.
Histórico
Em 2013, iniciou o projeto PHBTIC´s (Tecnologia da Informação e Comunicação de Parnaíba), apoiado pelo SEBRAE – unidade Parnaíba. O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo prof. Rodrigo Baluz, mestre em Informática Aplicada, professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí e coordenador na Faculdade Maurício de Nassau.
O projeto vislumbrava o desenvolvimento do segmento de tecnologia local, apoiado no tripe empresas privadas, governo e instituições de ensino, semelhante a casos de sucesso, como em Recife (Porto Digital) e Fortaleza (Instituto Titan). Formar os profissionais, treinar os empresários, melhorar os processos internos das empresas, eram metas a serem atingidas no primeiro ano.
No início de 2014, após estudo aplicado, foram detectados o crescimento organizacional das 7 empresas membros do PHBTIC´s, elevando sua carteira de clientes e crescimento do faturamento ano.
Após fase de amadurecimento, nasce o Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências (DELTA TIC´s)  com sua sede no Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba, apoiado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba e Governo do Estado do Piauí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *