IPVA: denúncias de fraudes envolvem funcionários da 1ª CIRETRAN em Parnaíba

Alguns funcionários do Detran em Parnaíba (1ª Ciretran), que em 2010 tiveram seus nomes envolvidos em processo administrativo instaurado para apurar supostas irregularidades que estariam ocorrendo no processo de baixa do IPVA, estariam novamente em ação, segundo denúncias feitas à nossa reportagem. Pelo menos dois desses funcionários exercem atualmente cargo de confiança naquele órgão.
O crime consistiria em desvios de impostos do IPVA por parte de funcionários, tanto na 1ª  Ciretran, no bairro de Fátima, quanto no Posto do Detran no Parnaíba Shopping, onde um funcionário teria recebido dinheiro “por fora” para agilizar documentos, inclusive dando baixa no IPVA de interessados.
De acordo com a denúncia, novamente estaria ocorrendo estelionato e corrupção passiva envolvendo tais funcionários, que estariam emitindo CRLVs sem o devido recolhimento do IPVA, apesar de receberem a importância do referido tributo. Osacusados supostamente fraudam o pagamento de boletos de IPVA dando baixa no sistema como pagos. Desconfia-se também que esteja havendo pedido de propina para a agilização na expedição de carteiras de habilitação.
Em 2010 o crime consistia em desvios de impostos do IPVA por parte de funcionários ligados tanto à Ciretran (órgão ligado ao Detran-PI) e a Secretaria de Fazenda. Segundo o delegado do caso, de nome  Roberto Carlos, os acusados davam baixa em impostos dos veículos e os transferiam a suas contas. “O golpe chegou a girar em torno de R$ 500 mil e envolveu seis pessoas, sendo dois da Sefaz, dois do Ciretran, um auxiliar geral e um policial militar”.
Agora a quadrilha estaria se rearticulando e voltando a aplicar golpes nas pessoas que necessitam de serviços na 1ª Ciretran, para onde o governo ainda não nomeou o novo diretor, cuja função vem sendo exercida interinamente por um funcionário do órgão.
Fonte:Jornal “Tribuna do Litoral”
Nas bancas!
A situação em que se encontra o Detran de Parnaíba é algum lastimável. Em outrora foi reconhecido pelo ministério público, hoje está um caos. Atendimento ao publico que antes possuía 06 funcionários, agora são apenas 02 o que não atende a demanda. A conservação do prédio é outra que chama atenção,  cerca de 15 dias a impressora que até então  servia para impressão do certificado de registro e licenciamento de veiculo (CRVL) está danificada. Informações que circulavam nos corredores do DETRAN de Parnaíba na manhã de hoje era que o atual diretor seria substituído até o fim desta semana. Quem procurou atendimento hoje teve que ter uma boa dose de paciência para enfrentar todos esses problemas, que há dias vem acumulando-se e ninguém tomar qualquer providência.
Fonte:Alerta Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *