Jornal da Globo’: Sistema prisional no estado do Piauí enfrenta colapso

O sistema prisional do Piauí está a beira do colapso. As celas estão superlotadas, faltam funcionários e até gansos são usados como alarme para evitar fugas. Essa é a situação mostrada no Jornal da Globo, na edição que foi ao ar nesta sexta-feira (1/05).

São pouco mais de 2.100 vagas para 3.550 presos. Só neste ano, já foram registradas nove mortes nos presídios do Piauí. A maioria, resultado do confronto entre detentos.
Outro problema é a deficiência da segurança no sistema. O estado possui 14 unidades prisionais e cerca de 600 agentes. Segundo o sindicato da categoria, o número é a metade do que seria necessário.

Uma das saídas encontradas para suprir a ausência de fiscalização é a criação de gansos dentro do presídio. O barulho das aves serve de alerta e até já impediram uma fuga. “Parece brincadeira, mas é verdade. O ganso ele percebendo a movimentação de pessoas estranhas, ele faz um tremendo barulho e isso, de certa forma, alerta os policiais militares que ficam na parte externa do presídio”, explica Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (PI).
LEIA MAIS NO LINK:

http://180graus.com/noticias/jornal-da-globo-sistema-prisional-no-estado-do-piaui-enfrenta-colapso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *