Editorial: Briga por cargos de terceiro escalão mostra prioridade equivocada da bancada do Piauí

Primeiro, o senador Elmano Férrer (PTB) tem sua indicação para a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Piauí publicamente ignorada. Depois, o deputado federal e secretário estadual e Segurança Pública, Fábio Abreu, encontra dificuldades para emplacar um nome – Francisco Robério Batista, professor do Estado do Maranhão e, coincidentemente, seu cunhado – na direção da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Os motivos são óbvios: a falta de prestígio político da bancada piauiense é contagiosa. Mesmo que aja renovação dos nomes da bancada, poucos adquirem prestígio e quando o fazem é por mérito pessoal e posições ideológicas claras (como o eterno oposicionista Heráclito Fortes, hoje deputado federal pelo PSB). 
Até mesmo o cargo de relator da reforma política – tema do momento nas rodas de conversas políticas no país – que seria objeto de prestígio, se transformou em vergonha nacional para o piauiense Marcelo Castro (PMDB), que teve suas posições desacreditadas publicamente pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Enquanto isso, emendas seguem sem liberação e o Piauí continua sem grandes projetos custeados com a ajuda do Governo Federal.
Além disso, outro ponto de serve de reflexão é: qual a importância concreta de cargos de terceiro escalão sendo ocupados por piauienses? Pouco ou quase nada é possível de ser feito. A disputa então é por interesses pessoais e não sociais. É a micropolítica sendo reproduzida por políticos que tiveram como principal bandeira na campanha eleitoral, a mudança.
Quando Elmano Férrer ameaça ir para a oposição caso não tenha uma indicação de cargo atendida, é porque sua filiação à base de sustentação do governo não foi feita com a motivação correta (apoiar o governo porque concorda com as bandeiras defendidas por ele). Se é tão fácil assim ir para a oposição, então nem governo nem a própria oposição vão ficar muito contentes com esse tipo de membro.(O Olho)

Deixe uma resposta