Indústria da ZPE de Parnaíba será autorizada a funcionar nesta quinta

Pátio da Zona de Processamento de Exportação em Parnaíba com o galpão da Agrocera ao lado.
A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba dará, dia 25 deste mês às 9h30min, um importante passo no seu processo de implantação. O governador Wellington Dia e o presidente da Companhia Administradora da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, autorizarão a instalação e o funcionamento da Agrocera – Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal, primeira empresa exportadora a funcionar dentro do primeiro módulo.  “Este acontecimento de quinta-feira, com a presença do governador, será um fato tão importante quanto a publicação do decreto presidencial 124/2010 que recriou a ZPE Parnaíba”, comparou Paulo Cardoso.
A cerimônia contará ainda com as presenças de diversas autoridades municipais, estaduais e federais; empresários e líderes do setor empresarial, especialmente da indústria. Na ocasião, o representante da empresa Agrocera explicará como será a sua participação no mercado da extração e beneficiamento da cera da carnaúba no Estado do Piauí.
O empresário Marcelo Sombra, responsável pelo empreendimento, informou que os equipamentos industriais da unidade de extração de cera entrarão no pátio da ZPE no dia 25, mobilizando 11 veículos pesados, entre carretas e caminhões. “Já vamos trabalhar dentro da safra piauiense de cera que vai de setembro a dezembro”, assegurou. Além dos empregos diretos, ele disse que atuação da Agrocera vai resultar no surgimento de cerca de dois postos de trabalho no campo, dinamizando a economia de um modo geral.
galpões da agrocera na zpe

Galpões onde está sendo instalada o parque industrial da Agrocera na ZPE de Parnaíba.

Outras duas empresas já tem seus projetos aprovados pelo Conselho Nacional das ZPEs, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Outra empresa está com seu projeto em fase final de análise e mais seis estão com suas propostas encaminhadas, aguardando análise do órgão federal. A Prefeitura de Parnaíba, o governo do Estado e a própria Companhia Administradora da ZPE Parnaíba anunciam que estão desenvolvendo ações voltadas a atrações de mais indústrias para a ZPE, que dispõe de uma área de 313,5 hectares para as empresas interessadas, sejam elas nacionais ou estrangeiras.
O governo do Estado e a Companhia Administradora da ZPE continuam executando obras estruturais no local, com destaque nesse momento para o segundo prédio da Receita Federal, destinado à triagem das mercadorias, antes de serem liberadas para a exportação. Ainda este ano serão realizadas obras complementares de suporte às indústrias e aos órgãos federais que se instalarão na ZPE, com orçamento da ordem de R$ 20 milhões autorizados pelo governador Wellington Dias.(Jornal da Parnaíba)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *