Santa Casa receberá Menção Honrosa por indicação ao Prêmio Dr. Pinotti

A Câmara dos Deputados concedeu à Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba o Diploma de Menção Honrosa, por indicação ao Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, por sugestão do deputado federal Paes Landim (PTB). O diploma é um reconhecimento dos trabalhos que a instituição realiza em prol da universalização e da qualificação dos serviços de saúde prestados à mulher.
O primeiro hospital de Parnaíba, a Santa Casa de Misericórdia, completou 119 anos no dia 26 de abril.
No início de forma tímida funcionava apenas com dois funcionários: um homem e uma mulher. Na época, o surto de uma gripe chamado de peste bubônica (gripe espanhola ou ainda peste negra) que se espalhava por toda a região, atraída pelo grande número de escravos que chegavam a Parnaíba após sua libertação. Foi então que um grupo de parnaibanos, liderado pelo juiz da época, Dr. Manoel Fernandes de Sá Antunes, tomaram a iniciativa baseando-se na situação que se encontrava a população pelo surto da gripe e no dia 26 de abril de 1896 fundaram a Santa Casa se Misericórdia de Parnaíba, o primeiro hospital de Parnaíba.
Naquela tempo o município de Parnaíba ainda não existia nenhum tipo de serviço de pronto socorro e nem hospital público, a situação só se agravava. Foi ai que baseado nas ideias da princesa Dona Eleonora, de Portugal e do frade espanhol, Frei Michel, surgiu a criação da Santa Casa. Cada pavilhão foi construído por um parnaibano. Embora a Santa Casa seja um dos patrimônios históricos de Parnaíba, ela anda é um pouco esquecida.
A Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba fica na Praça Antônio do Monte, nº 1080 no centro de Parnaíba.(José Wilson)

Deixe uma resposta