AGOSTO- MÊS DO ANIVERSÁRIO DE PARNAÍBA: QUANTOS ANOS?!

Porto das Barcas, um dos pontos mais atrativos da cidade de Parnaíba (Foto: Morais Brito)
Parnaíba se prepara para comemorar, dia 14 de agosto, 171 anos de elevação à categoria de cidade. Mas a “Princesa do Igaraçu” ou a “Capital do Delta” possui, oficialmente, 3 datas magnas às quais deveriam ser dadas importância idêntica à de 14 de agosto. São elas: 11 de junho de 1711 – Fundação da Villa de Nossa Senhora de Montserrat da Parnahyba; 18 de agosto de 1762 – Instalação da Villa de São João da Parnahyba e 14 de agosto de 1844 – Elevação da Villa de São João da Parnahyba  à categoria de cidade, com o nome Parnaíba.
                    Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça
Em atendimento à solicitação de um grupo de historiadores, a maioria ligada ao Instituto Histórico de Parnaíba, o então prefeito José Hamilton elaborou e a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 2.581, de 13 de agosto de 2010, dispondo sobre as 3 datas magnas do município. A nova lei foi sancionada dia 13 de agosto de 2011.
Com fundamento nestas datas Parnaíba completou em junho deste ano 304 anos de fundação da Villa de Nossa Senhora de Montserrat da Parnahyba, 253 anos de instalação da Villa de São João da Parnahyba e 171 anos de elevação da Villa São João da Parnaíba a cidade. Mas nenhuma comemoração foi feita. “Pretendíamos soltar 304 balões, copiando as comemorações da Revolução Francesa. Seria uma forma de chamar a atenção da população para a data”, declarou o historiador Diderot Mavignier, acrescentando que  não obteve o apoio da Prefeitura para tal porque alegaram falta de recursos. “Não seriam gastos 2 mil reais de despesas”, frisa.
                                   Capela de Nossa Senhora de Montserrat

                                            fica na Rua Duque de Caxias

Diderot, que é membro do Instituto Histórico de Parnaíba, questiona o fato de darem pouca atenção às outras datas, o que confunde a população. “Como é que Parnaíba vai comemorar apenas 171 anos se a Catedral de Nossa Senhora da Graça possui 245 e a Igrejinha de Nossa Senhora de Montserrat (na Rua Duque de Caxias) possui 304?”

                               IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

                       CENTRO CÍVICO (HOMENAGEM A PARNAÍBA)
P.S.: A prefeitura de Teresina iniciou ontem (30) a programação de aniversário da capital (16 de agosto). A programação de aniversário de Parnaíba( dia 14) continua em aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *