PREFEITURA CONTINUA MUTILANDO ÁRVORES PELA CIDADE

                       Árvores podadas na Praça Júlio Augusto
Podar árvores não é algo fácil. Exige conhecimento, técnica e ferramentas adequadas. Além disso, exige avaliação criteriosa, para saber se uma dada árvore realmente precisa ser podada ou não. Mas esse cuidado e critério não são levados em conta pela Prefeitura de Parnaíba.
Quem passar pela Praça Júlio Augusto vai tomar um susto ao ver que as árvores que ficam no canteiro central da rua foram decepadas, literalmente. Fizeram uma poda radical deixando só o tronco das árvores. Qualquer pessoa que apresente um mínimo de percepção ambiental irá notar o grau de deterioração da arborização devido à poda severa.
                                           Praça Júlio Augusto
Poda severa, esta que retira toda a copa da árvore, em hipótese nenhuma é recomendada em logradouros públicos cujo principal objetivo da planta é sombra, melhoria do clima e beleza arquitetônica da cidade e que tem que ser conduzida por profissionais competentes.
Por um lado a prefeitura faz o seu estrago, por outro a Eletrobrás não fica atrás. Ambas, geralmente, não querem se dar ao trabalho de consultar técnicos especializados e buscam apenas resolver seus problemas mais imediatos, realizando verdadeiras mutilações nas árvores.
              Poda da Eletrobrás: Apenas protege os fios
Em 2010, Fernando Gomes no mandato de vereador apresentou um Projeto de Lei instituindo o programa de arborização urbana do município de Parnaíba, um trabalho que contou com a colaboração do Prof. Dr. Antonio Tavares (UFPI), doutor em arborização urbana. O trabalho e a lei devem está n’alguma gaveta da prefeitura.
Procurado para falar sobre o assunto o ex-vereador lamentou: “O pouco que resta da arborização está sendo deteriorado por um manejo inadequado que consiste em podas mutilantes. Na última década não houve nenhuma iniciativa de arborizar a cidade, ressalvadas ações isoladas de uns poucos cidadãos”, disse Fernando Gomes. 
O Secretário do Meio Ambiente, agrônomo Carlos Eduardo, disse-nos em entrevista que é correta a forma como a Prefeitura poda as árvores.Depois de decepada a copa das árvores todas se renovam. Para setores da população, há controvérsias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *