Prefeitura esquece execução da lei que institui estacionamento rotativo no Centro de Parnaíba

                       Audiência Pública na Câmara:outubro 2013
Continua sem data para início de execução a lei municipal que institui o estacionamento rotativo no centro de Parnaíba, visando solucionar problemas de falta de estacionamentos que há muito causa problemas, principalmente na área da Praça da Graça e no seu entorno.
A lei é a de nº 1.616/97, que por haver ficado obsoleta foi atualizada em dezembro de 2013, quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria da vereadora Neta Castelo Branco, baseada em minuta da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, após debates ocorridos durante realização de audiência pública tratando do tema, realizada em outubro daquele ano (2013). A audiência foi solicitada pelos vereadores Antônio Diniz e Neta Castelo Branco, a pedido do promotor de Justiça Antenor Filgueiras.
“A implantação da zona azul poderá encontrar dificuldades de adaptação no início, porém, a cidade tem que se desenvolver e esperamos que todo o processo seja implantado no ano que vem”, disse Neta Castelo Branco, baseada em informações do então secretário de Transporte e Trânsito, Heleno Maia, de que a prefeitura iria iniciar a implantação do estacionamento rotativo em janeiro de 2014. “O estacionamento rotativo vai disciplinar o estacionamento onde a demanda é grande e os espaços são pequenos”, explicou Heleno Maia na ocasião da audiência, sugerindo a definição de uma taxa a ser cobrada aos proprietários de veículos.
Transcorreu mais de um ano e meio e o assunto ficou no esquecimento, muito embora o problema venha se agravando a cada dia, principalmente em períodos de férias e de alta estação, em que a cidade vê aumentado o número de veículos circulando pelas ruas. Assim como obsoleta ficou a lei de 1997, caso não seja tomadas as providências devidas a sua versão atualizada em 2013 seguirá pelo mesmo caminho. Para uma cidade que se desenvolve e se propõe aos grandes desafios, está deixando de lado um dos grandes, relacionado à mobilidade urbana..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *