A temporada de mudança de partidos começa dia 18

No dia 18 de fevereiro, o Congresso Nacional irá promulgar a PEC que abre a chamada “janela partidária” – que estabelece o prazo de 30 dias, a partir da promulgação da PEC, para que detentores de mandatos propocionais (deputados federais, estaduais e vereadores) troquem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. A emenda, que integrava a proposta de reforma política na Câmara, foi aprovada no fim ano passado pelo Senado Federal.

Isso vai permitir que seja reaberta a temporada de conversas e acordos para troca do partidos. Na eleição de Teresina  vereadores, e alguns deputados estaduais estão esperando a abertura da janela para aque permitirá a troca de partido, temos como exemplo os vereadores Caio Bucar, Thiago Vasconcelos, Luiz  André, Teresinha Medeiros, Antonio Aguiar, o deputado estadual doutor Pessoa, são alguns que podem mudar sigla para esta eleição de 2016.
Os políticos já vem analisando a possibilidade de troca desde o ano passado, quando a PEC começou a tramitar com início da reforma política. Pela Legislação atual,  a troca de partido sem a perda de mandato só é permitida se o parlamentar se transferir para um partido recém-criado.(Blog do Bira)

Deixe uma resposta