Iniciativa privada executa projeto de revitalização da ‘Lagoa do Portinho’

Após anos de seca e deterioração, um dos maiores cartões postais do Piauí finalmente receberá atenção devida e será recuperado. A Lagoa do Portinho, localizada na cidade de Parnaíba, será revitalizada por um grupo da iniciativa privada, liderado pelo engenheiro ambiental Almir Sérgio, o advogado Tibério Nunes e o empresário Carlos Augusto.
A problemática envolvendo a lagoa já vinha motivando denúncias e discussões envolvendo o poder público, iniciativa privado e ambientalistas, mas nenhuma conclusão ou ação foi estabelecidas.

No fim do ano passado, o o 180 graus visitou a Lagoa e encontrou um cenário de descaso e abandono. Os moradores da região haviam deixado o local, comerciantes fecharam suas portas e os turistas já não a visitavam mais.
Agora, o grupo de empresário iniciou um projeto ousado com a abertura de um canal que funciona levando água doce até a lagoa, estimando-se que todo o volume chegue ao local no início do mês de abril. Em seguida, será realizado também um plantio de mangues para conservar a biodiversidade do local, conforme entrevista concedida à TV Antena 10.

O próximo passo, segundo o Tibério, será a criação de uma associação que visará recuperar e proteger todo o estuário do Rio Portinho. Ele denuncia, porém, que o poder público continua omisso: “Nossos governantes não tem projeto de governo somente de poder, não tem compromisso com seu povo, suas tradições, a lagoa do portinho é um tradição. Era comum as pessoas quando voltavam da praia passar na lagoa do portinho para ‘tirar o sal’.”

A esperança agora é que a iniciativa desperte o interesse do poder público para que toda a região litorânea seja recuperada e conservada

.(Illa Marinho)

Deixe uma resposta