Wellington prestigia aula inaugural do curso de medicina em Parnaíba

O governador Wellington Dias participou, na noite dessa quarta-feira (2), na cidade de Parnaíba, da aula magna da primeira turma do curso de medicina do Instituto Superior do Vale do Parnaíba (Fahesp/Ievasp). O evento contou com a presença de autoridades estaduais,  municipais e dos novos acadêmicos de medicina e familiares desses.

O governador destacou que o instituto, além de ser uma nova referência para quem deseja cursar medicina com qualidade, contribuirá futuramente para que o Piauí possa ter profissionais mais capacitados, no que se refere ao atendimento nas unidades de saúde de atenção básica, média e alta complexidade do estado. Ainda de acordo com o gestor, apesar dos desafios que ainda precisam ser superados, o Piauí já possui bons indicadores no setor da educação. “Estou trabalhando para garantir um ensino de qualidade aos piauienses que moram nos 224 municípios”, comenta Wellington.

Para o secretário da Saúde, Francisco Costa, o Ievasp, além de ser uma oportunidade para os jovens que desejam ser médicos, formará novos profissionais que poderão contribuir para o processo de humanização do atendimento e, consequentemente, no melhoramento da saúde estadual e nacional. Sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde em Parnaíba, Francisco Costa falou que, dentre as prioridades, estão a construção do Centro de Parto Normal e conclusão das novas instalações na Unidade de Terapia Intensiva do hospital de Parnaíba, Dirceu Arcoverde, a instalação do primeiro serviço de oncologia e construção da Casa da Gestante, criada para o atendimento das mulheres que têm dificuldades durante o parto.

De acordo com o presidente do Ievasp, Nicolau Esteves, a solenidade faz parte de um projeto iniciado há quatro anos e, entre os parceiros, está o Governo do Piauí. “O govenador Wellington Dias pode ser considerado um dos maiores entusiasta desse curso para a região, que possui 160 vagas”, destacou Nicolau.

Sobre a qualidade do ensino e as perspectivas de abrir novos cursos, o presidente relatou que “o Ievasp é uma das estruturas mais modernas na área saúde do Brasil. Nossa meta é trabalhar para oferecer cursos com qualidade nas áreas da psicologia, engenharias, odontologia e outros”.

A estudante do Ievasp, Dandara Alice Villar, relata que, além do entusiasmo de poder se formar em Parnaíba, acredita que está ingressando em uma instituição com boas condições estruturais. “Acredito que o instituto irá nos oferecer não apenas boas condições estruturais, mas também ótimos professores na área da medicina”, acrescenta Dandara.(CCom)

Deixe uma resposta