Presidente Dilma homologa nesta segunda feira criação da Universidade Federal do Delta

Na próxima segunda-feira(09) às 9.00 horas no Palácio do Planalto, a Presidenta Dilma Rousseff assinará o documento que transforma o Campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí em Universidade Federal do Delta – UFD.
Atualmente temos no Campus de Parnaíba, denominado de Reis Velloso com 5 316 alunos. 217 professores doutores pós doutores e mestres. Raros especialistas. 88 técnicos e a tendência com a homologação é expandir.
Segunda-feira deixaremos de ser um simples Campus de Parnaíba atrelado a Universidade Federal do Piauí e passaremos ser independentes Universidade Federal do Delta- UFD.
O ex-senador Mão Santa é o autor do projeto de lei do Senado (PLS 290/03) que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPAR), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que teve como relator na CCJ, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que apresentou voto pela aprovação da matéria, mostrando o interesse regional da nova universidade, que deverá servir a cidades do Piauí, do Maranhão e do Ceará, atendendo a uma população de mais de mais de 500 mil habitantes. O projeto do então senador Mão Santa foi aprovado no Senado no final de 2005 e enviado à Câmara dos Deputados que teve como relator o deputado Antônio José Medeiros (PT) e após tramitar nas comissões foi aprovado em plenário em 2009.
Segundo informações de bastidores a homologação do projeto que dormia numa gaveta da presidência foi uma das exigências do deputado Paes Landim para votar contra o impeachment da presidente Dilma Vana Rousseff.
Estarão presentes a solenidade de assinatura da criaçao da UFD no Palácio do Planalto o governador Wellington Dias, o prefeito de Parnaíba Florentino Neto e o deputado federal Paes Landim. (Por José Wilson | Delta Vox)

Deixe uma resposta