Aprovado projeto dispondo sobre política municipal de educação no trânsito

De autoria do vereador Ricardo Véras (PSD) a Câmara Municipal aprovou esta semana projeto de lei que dispõe sobre a Politica Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) no âmbito do Município de Parnaíba, ficando seu desenvolvimento a cargo da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança.
                                        Vereador Ricardo Véras
De acordo com o projeto, a PMET tem como objetivo desenvolver diretrizes de educação para o trânsito, de forma a contemplar as práticas pedagógicas no âmbito da escola ou outro ambiente propício para a aprendizagem. Pretende ainda desenvolver ações com foco no tema trânsito e mobilidade, em todos os níveis de ensino, sejam eles públicos ou privados; e ainda desenvolver, dentre outras coisas, ações voltadas à redução da violência no trânsito e privilegiar a mobilidade urbana, em parceria com as instituições de segurança no trânsito da cidade, por meio de ações educativas com blitzs, panfletagens, palestras, mídia, caminhadas, privilegiando a mobilidade urbana, envolvendo também nas ações educativas  a família e a comunidade.
“Sabemos que é crescente o número de veículos automotores no município, o que pode ocasionar o crescimento dos índices de acidentes. Para que seja prevenida essa situação, nada mais salutar do que se estabelecer uma política municipal de educação para o trânsito, envolvendo os Poderes Públicos locais e toda a coletividade, como forma de conscientizar a população sobre a correta utilização das vias públicas, o tráfego de veículos e a sinalização de trânsito”, frisou Ricardo Véras em sua justificativa.  E acrescentou que a proposta é que todos os órgãos municipais estejam envolvidos nestas campanhas permanentes de educação para o trânsito, especialmente as escolas públicas municipais.
Ricardo lembrou também das preciosas vidas que têm sido ceifadas nas ruas de Parnaíba, por carência de sinalização, bem como falta de campanhas educativas para o trânsito. Ele foi aparteado pelo vereador Diniz que reforçou a necessidade de providências urgentes para conter o crescimento da violência no trânsito.
(Por:Bernardo Silva)
Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”

Deixe uma resposta