Réu em 5 ações, Lula pode ser presidente?

O ex-presidente Lula: dúvidas sobre candidatura
O ex-presidente Lula nada a braçadas nas pesquisas de intenção de voto para 2018. Embora apareça com o maior índice de rejeição entre todos os nomes postos para a disputa, ele lidera com folga todas as pesquisas. Em algumas delas, aparece até com a possibilidade de bater os adversários já no primeiro turno.
O caminho até a eleição presidencial ainda é longo. Em crise, o Brasil anda sobre o imprevisível. Admitindo-se, porém, que o nome de Lula se consolide para a disputa, ele de fato terá condição de ser candidato e, em sendo eleito, de assumir a presidência da República? A situação do ex-presidente e as leis brasileiras deixam grandes dúvidas quanto a isso.
Réu em cinco ações
O ex-presidente Lula está crivado de processos judiciais. Ele já é réu em cinco ações penais, três pela Operação Lava Jato, uma pela Operação Janus e uma pela Operação Zelotes. Além disso, é alvo em outros inquéritos que ainda estão em andamento.
Em julho de 2016, a Justiça Federal do Distrito Federal tornou Lula réu pela primeira vez. Ele e outras seis pessoas foram acusados de procurar obstruir a Lava Jato ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras e delator do esquema de corrupção na estatal.(Com informações de Zózimo Tavares)

Deixe uma resposta