SEDUC conclui até dezembro Projeto “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”

A secretária municipal de educação, Altair Marinho, disse estar muito animada com os resultados já obtidos até agora, na execução do Projeto que está sendo desenvolvido por aquela secretaria, denominado “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”, cuja culminância deverá ocorrer em dezembro, em local público, onde cada escola irá expor os resultados do trabalho realizado.
O objetivo do projeto é fazer o resgate da história dos grandes vultos que dão nomes às escolas do município, “preservando suas identidades, o respeito e o valor desses grandes nomes que fizeram a história sociológica de Parnaíba e/ou do país, o que achamos essencial para o conhecimento da comunidade escolar, bem como para a sociedade de uma forma geral”, frisou a secretária.
De acordo com Altair, “o projeto nasceu após visitarmos as escolas municipais, onde percebemos o desconhecimento da história memorialística de seus patronos e patronesses, daí observamos a necessidade de resgatar a história da escola, com o intuito de sensibilizar os alunos, professores e comunidade em geral. A pesquisa está sendo feita pela comunidade escolar de uma forma geral, através dos professores, pessoal administrativo e alunos, além da colaboração da comunidade” – explicou.
Segundo a secretária, está sendo elaborada biografia, bibliografia e iconografia de cada vulto, para a exposição na própria escola e em logradouro público, como forma de socializar a história da cidade. Na entrada de cada escola, deverá ser afixado um quadro com a imagem do patrono ou patronesse da escola, além de um histórico biográfico e/ou bibliográfico do vulto homenageado. “Vamos Homenagear àqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para a educação, com grandes exemplos de vida, preservando também a sua história e oportunizando à comunidade escolar, momentos de interação e entretenimento, através das atividades de pesquisa e socialização do conhecimento” – destacou, acrescentando que o projeto tem como objetivos específicos “promover a inclusão da comunidade escolar, explorando a história do patrono ou patronesse, fazendo uma correlação com a história da unidade escolar. Oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração. Contar a história do seu Patrono ou Patronesse, através da orientação memorialística, para que as escolas explorem a história de cada vulto, com foco na preservação da memória e do patrimônio escolar, incentivando a pesquisa, a investigação e o compartilhamento”.
De acordo ainda com Altair Marinho, a previsão é que, em dezembro, o prefeito Mão Santa possa visitar cada escola para constatar o trabalho feito, a partir da entrada dos estabelecimentos, onde haverá uma minibiografia dos homenageados, que terão suas fotos expostas em quadros padronizados, que serão mostrados ao prefeito no dia da visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *