Janela partidária mudará cenário político no Piauí. Veja como fica

                                Assembleia Legislativa do Piauí
No próximo dia 07 de março entrará em vigor a janela partidária. A medida estabelece o prazo de 30 dias para que deputados federais e estaduais possam mudar de partido sem perder o mandato. No Piauí, esta semana será de definições e acordos. Quase metade dos parlamentares, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, deve mudar de partido. 
Além de estratégias políticas e brigas por bases eleitorais, na mesa de negociações também são colocadas as cifras do fundo eleitoral e do fundo partidário. Juntas, as duas ferramentas de distribuição de verba partidária somam 2,5 bilhões de reais. 
Veja quem já confirmou a mudança e quem poderá mudar de sigla.
DEPUTADOS FEDERAIS
  • Átila Lira e Heráclito Fortes vão sair do PSB. Heráclito confirmou filiação no DEM e Átila ainda não definiu a nova sigla. Os dois estão insatisfeitos com a não concordância do PSB com as reformas de Temer e isso gerou um desgaste com a presidência nacional.
  • Rodrigo Martins também sai do PSB e vai para o PRB. Com a mudança, o parlamentar conseguirá adicionar tempo de TV e verba partidária para a chapa da oposição.
  • Fábio Abreu deixa o PTB e vai para o PR. Insatisfeito com a gestão e a falta de apoio do PTB, o secretário de Segurança vai para o PR e já marcou até sua data de filiação.
DEPUTADOS ESTADUAIS
  • Dr. Pessoa troca o PSD pela REDE. O deputado estadual praticamente decretou sua saída na última semana confirmando que não votará em Júlio César para senador. Existe a possibilidade de ser candidato ao governo do Estado.
  • Robert Rios deve deixar o PDT. Robert -e pré-candidato ao Senado na chapa de oposição.
  • Henrique Rebelo pode trocar o PT pelo PTC). O PTC de Evaldo Gomes espera eleger no mínimo três deputados.
  • Francis Lopes sai do PRP e pode ir para o PMN ou PRONA). A saída foi motivada por desentendimentos com a direção do partido. Ele deve presidir uma legenda no Estado.
  • Antônio Félix é mais um parlamentar que deve deixar o PSD e migrar para o PTC. Ele teve mais de 25 mil votos e ficou na suplência. O PTC que elegeu um deputado com 12 mil votos a menos que Antônio Felix.
  • Juliana Moraes Souza pode sair do MDB. Oposição ao seu próprio partido na Assembleia, a deputada deve concorrer a uma vaga na Câmara Federal.
  • Ismar Marques pode sair do PSB. Suplente no concorrido PSB, Ismar sempre votou com o governador e pode buscar outro partido para tentar um mandato como titular.
  • Nerinho, Jannaína Marques, Liziê Coelho e Zé Hamilton podem sair do PTB. Os quatro deputados não concordam com a ida do partido para a oposição e já deixaram claro se João Vicente levar o PTB para a oposição, sairão da sigla. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *