Empresa interessada em comprar a Cepisa foi quem gerou apagão no Nordeste

Linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará (Foto: EFE/Wu Hong)

Linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará 

O problema que gerou o apagão desta quarta-feira (21) não foi da Chesf/Eletronorte/Eletrobras. Segundo fonte de operadores do sistema elétrico, a falha começou em uma linha de transmissão operada pela empresa privada chinesa State Grid. A linha de transmissão fica na usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e foi leiloada em 2015.

O problema foi de Belo Monte/Furnas, que indevidamente estava realizando testes em horário comercial.
Os dirigentes dessa empresa chinesa são os mesmos que querem comprar a Cepisa.
Apagão em 14 estados
Um apagão deixou cidades no Piauí e em mais 13 estados sem energia na tarde desta quarta-feira (21). Em nota, o Operados Nacional do Sistema (ONS) informou que uma ‘perda de carga’ causou o apagão. Em Teresina o problema atinge todas as zonas da capital. Populares relatam ainda o problema em diferentes municípios em todo o Estado.
Segundo reportagem publicada no Portal G1, ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam a queda de energia: Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia, Amazonas, Rondônia e Tocantins.
Problema nacional
O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *