Parceria Prefeitura/Incra vai injetar R$ 2,7 milhões na economia local

Um termo de cooperação firmado ainda em 2017, entre a Prefeitura de Parnaíba e a Superintendência do INCRA, no Piauí, começa a dar seus primeiros resultados, com o incremento de recursos para beneficiar famílias residentes em 4 assentamentos existentes no município. Na tarde desta quinta-feira (10), em reunião realizada no assentamento Lagoa do Prado, foi feita a liberação dos primeiros créditos através do “Fomento Mulher”, para beneficiar as famílias como um todo.

“São cerca de 220 famílias que nunca foram assistidas com nenhum tipo de recursos para gerar desenvolvimento. Ao todo serão em torno de R$ 2 milhões e 700 mil reais,  para serem destinados aos assentados. Houve a demora na liberação dos recursos por conta da mudança de governantes federais. Mas já agora no governo Bolsonaro, quando estivemos em agosto em Brasília e fomos recebidos pela Ministra da Agricultura Teresa Cristina, tivermos a certeza de que os recursos seriam liberados. E com a nomeação no Piauí do Superintendente Tiago Vasconcelos tivemos a garantia dele de que Parnaíba seria o primeiro município a ser contemplada com a visita dele, o que aconteceu ontem”, disse o superintendente do Setor Primário, da  prefeitura, agrônomo Ismael Abreu.

Ele informou também que foram assinados ontem cerca de 110 projetos e já liberados em torno de 700 mil reais, que vão ser injetados na economia de Parnaíba. “Isso é um feito histórico para nossas comunidades da zona rural, que nunca haviam sido assistidas  por nenhum governo passado”, destacou Ismael.

Mão Santa e o superintendente do INCRA, Tiago Vasconcelos

Construção de habitações

Segundo ainda Ismael Abreu, existe o comprometimento do superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, de que o restante do dinheiro será liberado em breve, como também será realizada a construção de habitações para o assentamento Canaã. Serão 68 famílias a serem agraciadas esse ano com a construção de casas, no valor de 34 mil reais.

“Lá no assentamento Canaã, as famílias viviam jogadas, sem nenhum apoio do poder público e nós, com muita luta, nós conseguimos no ano passado a energia para o local, e estamos terminando a construção de poços. Vamos implantar chafarizes em todos os assentamentos (Monte Alegre, Canaã e Lagoa do Prado). Isso vai acabar com a dificuldade da prefeitura de estar fornecendo água potável através de carro pipa. Estamos perfurando poços tubulares em cada um desses assentamentos, com o objetivo de fornecer água de qualidade para todos”, frisou Ismael.

A prefeitura- segundo ele – continua dando toda a assistência técnica aos assentados, através dos seus engenheiros agrônomos, que fazem visitar para saberem das necessidades de cada comunidade, que era totalmente desassistida mas que, agora, graças à sensibilidade do prefeito Mão Santa estamos tentando  dar melhorias condições de moradia e qualidade de vida para todos”, finalizou.

Deixe uma resposta