Piauí tem apenas 4 quartéis dos bombeiros para 224 municípios

Queimada em matagal. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

O relatório do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que, nos nove primeiros dias no mês de outubro, já foram registrados 449 focos de incêndio no Piauí. O número coloca o estado na quarta colocação em número de queimadas, ficando atrás apenas dos estados do Pará (990), Bahia (527) e Mato Grosso (513).

Apesar da quantidade elevada de queimadas, o estado possui apenas quatro quartéis para atender a demanda de 224 municípios. No município de Oeiras, localizado na região Sul, a Prefeitura teve que usar um caminhão pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para conter um incêndio que ameaçou atingir a estátua de Nossa Senhora da Vitória, cartão postal do município, na noite desta quarta-feira (09).

O quartel dos Bombeiros mais próximo do município está localizado na cidade de Picos, a 85 km de distância. Em contato com o O Dia, o tenente Hamylton Lemos, comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, informou que a equipe não foi acionada pelos moradores.

Assim como a cidade de Oeiras, 220 municípios do estado não contam com quartéis do Corpo de Bombeiros. Apenas as cidades de TeresinaPicosParnaíba Floriano  possuem equipes para atender a demanda dos municípios onde estão instaladas as sedes e cidades circunvizinhas.

A major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros de Teresina, explica que apesar da  quantidade reduzida de quartéis, as demandas dos municípios são repassadas de acordo com a proximidade entre o local atingido e as instalações dos bombeiros.

Bombeiro combate incêndio em matagal. (Foto: Arquivo O Dia)

“Muitas vezes a população fala que não foi atendida, sendo que não ligou pro 193, que cai no corpo de bombeiros mais próximo. Se o quartel mais próximo for o de outro estado, a ligação vai cair lá e o Corpo de Bombeiros vai atender. O próprio sistema faz a distribuição automática”, argumenta.

Queimada em matagal. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

A major destaca ainda que existe um projeto que prevê a ampliação do número de quartéis no Piauí. No entanto, ainda não há previsão de quando serão instalados. Segundo ela, pelo menos três cidades serão contempladas com filiais dos bombeiros, uma delas é São Raimundo Nonato, devido à existência do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, inaugurado há quatro anos. (Por: Nathalia Amaral)

Deixe uma resposta