Comércio de Picos do Piauí já funciona há 16 dias com reabertura de novas atividades econômicas

Um protocolo de reabertura responsável da economia estabelecido há 16 dias pela prefeitura de Picos do Piauí, cidade situada na região centro-sul do Estado, com cerca de 79 mil habitantes, a 306 quilômetros de Teresina, vem sendo elogiado por comerciantes, empresários e moradores.

Em reportagem desta terça-feira (23), o Portal Cidade Verde revelou que o prefeito padre Walmir Lima (PT) optou por experimentar a retomada das atividades em dias alternados, para facilitar o acesso da população à compra de alimentos, negócios e setores estratégicos, seguindo normas sanitárias, para prevenção à Covid-19.

O gestor ressalta em decretos que é obrigatório aos locais reforcem a limpeza dos pontos de contato, diminuição de pessoas por espaços, com afastamento mínimo de 1,5m, disponibilização de álcool em gel e uso de máscara, além da higienização completa do ambiente nos horários entre turnos e que se obedece criteriosamente aos protocolos preventivos.

A cada semana, novos setores são retomados. O Portal Cidade Verde verificou que já foram abertas joalherias, perfumarias, lojas de confecções, calçados, tecidos e aviamento, papelarias, de informáticas e lojas de móveis de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h.

No mais recente despacho, em conformidade com equipes da secretaria de saúde, o prefeito autorizou o funcionamento de academias de ginástica às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6 h às 8 h das 16 h às 21 h. Aos sábados é das 15 h às 20 h.

Consta que nas terças, quintas e aos sábados, poderão funcionar as atividades comerciais em mercados e feiras livres, floricultura, paisagismos e jardinagem, também das 8h às 14h.

Em quase 100 dias de isolamento social, Picos registrou 434 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo 150 já recuperadas e 7 mortes. O entendimento das autoridades do executivo, mediante análise técnica, é de que as medidas teriam que ser mesmo flexibilizadas de forma organizada para controle de entrada e saída nos estabelecimentos nos horários estabelecidos. (Feitosa Costa)

Deixe uma resposta