Homens e os cardiopatas com hipertensão são as maiores vítimas de coronavírus no PI

No Piauí, as pessoas do sexo masculino e as que sofrem de cardiopatia, incluindo a hipertensão, estão entre as maiores vítimas do novo coronavírus no estado, desde o início da pandemia. 

Até ontem(28), das 1.292 mortes, 58 % eram vítimas do sexo masculino, representando 750 óbitos. As pessoas do sexo feminino representam 542 mortes, sendo  42 % do total. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Os dados marcam o perfil das vítimas mais suscetíveis as complicações da Covid.  A frequência de comorbidade ou fatores de risco dentre os óbitos confirmados pela doença estão em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, a cardiopatia (incluindo a hipertensão) com 44,52%, diabetes com 25,80% e pneumopatia com 4,55% do total.

O boletim ressalta que 6,46% das vítimas que morreram em decorrência da Covid não apresentavam qualquer comorbidade.  

O Piauí está com 48.962 casos confirmados. Ao contrário do percentual de mortes, são as pessoas do sexo feminino as que mais são acometidas pela doença.  Dos casos confirmados, 54% (26.444) das pessoas infectadas são do sexo feminino contra 46% (22.518) do sexo masculino.  Estudos relacionam as mulheres ao maior número de infectados por serem maioria nas profissões da área da saúde. (Carlienne Carpaso)

Deixe uma resposta