Atividades artísticas estão autorizadas no PI: público máximo permitido é de 100 pessoas

O Governo do Piauí publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto nº 19.187/2020, que estabelece os protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, para os setores de entretenimento, cultura e arte; atividades físicas; entretenimento, cultura e meio ambiente. Os empreendimentos nestes setores ficam autorizados a funcionar a partir desta terça-feira (8), mediante cumprimento das regras estabelecidas, observando também o protocolo geral de recomendações higienicossanitárias.

No campo das atividades físicas (academias, atividades esportivas, lazer e recreação) está proibida a presença de público expectador. Nas atividades ao ar livre a orientação é preferir espaços com pouca movimentação, de forma a garantir o distanciamento mínimo de dois metros. No ciclismo, a distância deve ser de 20 metros. O protocolo recomenda ainda evitar caminhada ou corrida com outras pessoas e manter os cabelos presos durante a atividade física.

Quanto a treinamentos e competições envolvendo times em clubes, estádios, quadras ou locais de esportes coletivos, recomenda-se evitar uso de transporte coletivo. Se necessário o uso de ônibus, o veículo deve ser higienizado a cada 24 horas. Os treinos devem acontecer com grupos separados e horários agendados evitando contato entre atletas de agremiações distintas. As comissões técnicas precisam usar máscara durante todo o evento e os atletas não devem ir para casa trajando o uniforme de treino.

As academias devem dispor de tapete sanitizante na entrada e termômetro infravermelho para aferição de temperatura dos alunos. Os equipamentos devem estar a uma distância mínima de dois metros. A preferência é por atendimento agendado e com intervalos para limpeza e desinfecção do espaço. (Nataniel Lima)

Deixe uma resposta