CNJ alerta que Piauí já registra mais de 800 casos de Covid-19 nos presídios

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Sistema Prisional do Piauí já registra 871 casos confirmados da Covid-19,  entre o início da pandemia, no mês março, e o último dia 31 de agosto. O dado faz parte do balanço semanal divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne informações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

O número representa um aumento de 42% em relação ao registrado no balanço divulgado na última semana, quando o Piauí possuía 512 casos confirmados da Covid no sistema prisional. 

De acordo com a última atualização, dos 871 casos confirmados até o momento no Piauí, 407 foram registrados entre detentos e 464 em servidores. 

Ainda de acordo com o CNJ, o Piauí ocupa a 7ª posição entre os estados no ranking de casos positivos entre servidores. Quando o assunto é contaminação entre detentos, a posição do Piauí é a 17ª. 

Até o momento, o sistema prisional do Piauí também registra três mortes por Covid-19, todas envolvendo servidores. De acordo com o balanço do CNJ, ainda não existem registros de mortes entre detentos no Piauí. 

O aumento do número casos apontado pelo Conselho Nacional de Justiça coincide com o início da flexibilização da entrada de itens no sistema prisional do Piauí, iniciada pela Secretaria de Justiça no último dia 20 de agosto. 

O boletim semanal do CNJ sobre contágios e óbitos por Covid-19 é publicado às quartas-feiras a partir de dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Deixe uma resposta