Parabéns, professora Maria Cristina Moraes Sousa!

A professora Cristina, esposa do professor Alexandre Oliveira, completa 85 anos nesta terça-feira, dia 27. O blog do B. Silva parabeniza a distinta mestra, honrados que somos por integrarmos o seu grupo de amigos. Abaixo, um mini resumo da trajetória da professora que, durante longos anos, foi diretora da Escola Normal Francisco Correia, que a tornou uma das professoras mais respeitadas do Estado. O texto abaixo é de autoria de  Altair Marinho, Professora Universitária e Advogada.

A Professora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira nasceu na Parnaíba em 27 de outubro de 1935.

Iniciou a sua trajetória como Educadora aos vinte anos de idade, quando passou a lecionar na União Caixeiral.

Exerceu suas funções profissionais vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Piauí, à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e à Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Ocupou importantes cargos na área da Educação sendo Secretária Municipal de Educação da Parnaíba (1968-1972), Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPI, Diretora da Escola Normal Francisco Correia e Vice-Reitora da UESPI (1995-2001).

Escritora de mérito, Dona Maria Christina de Moraes Souza Oliveira é autora de muitos livros, dentre eles, “Parnaíba, das primeiras escolas aos cursos universitários”.

Ela é membro da Academia Parnaibana de Letras, onde ocupa a Cadeira n. 25 e é uma Lady da sociedade parnaibana.

A Mestra Maria Christina de Moraes Souza Oliveira é uma personalidade da história educacional e cultural da Parnaíba.

Deixe uma resposta