SEMAR divulga quais cidades que lideram ranking de queimadas no Piauí

Canto do Buriti, Pimenteiras, Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí e Antonio Almeida são os cinco municípios do Piauí que lideram o ranking de ocorrência de queimadas nos últimos três dias. As informações são do boletim de focos de calor e informações sobre risco de fogo da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Registro de queimadas no Piauí / Crédito: Meio Norte

O boletim tem como objetivo apresentar informações sobre as incidências de focos de calor em municípios do Estado do Piauí, levando-se em consideração o monitoramento dos focos de calor disponibilizados por satélites de referência do INPE e informações sobre o risco de fogo baseado em períodos de até três dias.A secretária Sádia Castro alerta que 2020 tem um fator agravante para a incidência de queimadas: o fato de ser uma ano eleitoral e a utilização exagerada de fogos de artifício.

“Em muitas cidades, o número de incêndios aumenta devido a utilização de fogos de artifício. Neste período de baixa umidade e temperatura alta, as faíscas caem na vegetação seca e um foco de incêndio surge”, destaca a secretária.

A ocorrência de focos de calor no estado do Piauí é ascendente. Em junho, foram 148; em julho subiu para 511; Em agosto 919 e, em setembro, 2.772 focos.

Deixe uma resposta