No Piauí, uma adolescente de 14 anos descobriu que estava grávida na hora do parto. O avô paterno foi apontado como suspeito de estupro e pai da criança. Ao Bom Dia Piauí, da TV Clube, a mãe da adolescente falou sobre o fato e lamentou a demora para seu desfecho. “É um desespero imaginar que o próprio avô faz uma coisa dessa. Com a própria neta”, lamentou a mãe da adolescente.
A gravidez só foi descoberta após a adolescente sentir fortes dores abdominais. Foi neste momento que a vítima foi ao médico e descobriram que a adolescente estava em trabalho de parto. Após o atendimento, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP) entrou no caso envolvendo.
O ABUSO
Segundo informações repassadas pela mãe da vítima à reportagem da TV Clube, o estupro acontecia há 2 anos, quando a adolescente possuía 12 anos de idade. À família, a vítima contou que era ameaçada pelo avô e que por isso não denunciou antes os abusos.
A adolescente estaria morando com os avós quando os abusos começaram. Eles eram praticados quando a avó da adolescente saía para o trabalho e o homem ficava sozinho com a neta. “Ela dizia ‘não faça isso, vô. Eu sou sua neta’”, destacou a mãe à reportagem.
CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
De acordo com levantamento da SEMCASP, de janeiro a outubro de 2020 já foram registrados 1.556 casos de violência contra crianças e adolescentes em Teresina. Deste total, 88 casos teriam sido de violência sexual.
Para Antonio Oliveira, coordenador do 2º Conselho Tutelar de Teresina, na zona Sudeste da capital, o índice de estupro pode ser maior porque nem todos chegam ao conhecimento do próprio Conselho. “Dá conhecimento na delegacia, mas o processo não anda”, lamenta Antonio.(Nataniel Lima )