Prefeitos de Parnaíba que conquistaram mais de um mandato

Mão Santa e José Hamilton

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, reeleito domingo último para o terceiro mandato, é o 2º a conseguir tal intento. O primeiro foi José Hamilton Furtado Castelo Branco, eleito pela primeira vez, em 1992, com o apoio de Mão Santa, saiu em 1996. Retornou em 2004 e se reelegeu em 2008.. Por sua vez, Mão Santa se elegeu prefeito pela primeira vez em 1988. Voltou em 2016 e, agora, em 2020, conseguiu se reeleger.

Alberto Silva

João Silva

Já os irmãos Alberto Tavares e João Silva Filho, que governaram Parnaíba antes do advento da reeleição no Brasil, conseguiram governar Parnaíba, cada um, por dois mandatos, em datas distintas, ficando na história por bastante tempo como os únicos a conseguirem tal feito através do voto direto. Dr. João Silva teve um mandato e 4 anos e outro de 6 anos, tendo governador por 10 anos.

REELEIÇÃO 

Zé Filho

Por outro lado, após a introdução da reeleição no Brasil, dois ex-prefeitos tentaram  a reeleição e não conseguiram. Primeiro foi Zé Filho. Eleito em 1996, buscou a reeleição no ano 2000 e foi derrotado por Paulo Eudes. Este, por sua vez, tentou se reeleger em 2004 e perdeu para o ex-prefeito Zé Hamilton, numa eleição das mais acirradas em Parnaíba.

Paulo Eudes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *