Wellington Dias x Ciro Nogueira: quem teve mais voto na eleição 2020?

Por Sávia Barreto

A disputa entre o governador Wellington Dias (PT) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) só acontecerá de fato em 2022. Mas o tabuleiro desse confronto começa a ser montado desde já, com a eleição municipal e o alcance de influência de cada um na eleição de prefeitos e vereadores no Piauí. A coluna fez os cálculos desse acirrado conflito:

Partidos da base alinhados a Wellington Dias (PSD, MDB, PT, PTB, PL, PDT) fizeram no total 121 prefeituras e um total de 440.982 votos.

Partidos alinhados com Ciro Nogueira (PP, parte do Republicanos, DEM, DC e PSDB) fizeram 97 prefeituras e um total de 423.497 votos.

O Progressistas elegeu 83 prefeitos dos 224 prefeitos no Piauí. Foi o partido campeão em número de prefeituras, o que coloca Ciro em posição única para 2022. O senador tem forte influência em Brasília e é através dela que consegue transferência de recursos e obras para cidades do interior do Piauí. Nos cálculos da cúpula do partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, a influência vai além do número de prefeitos da própria sigla e alcança 189 dos 224 eleitos, pois seriam de legendas que tiveram o apoio direto do PP. 

Vale destacar que há muitas prefeituras com gestores ligados tanto a Wellington quanto a Ciro, dessa forma os números que cada lado contabiliza como seus podem se repetir. 

Já os partidos da base do governo, unidos, fizeram 121 prefeituras. Os governistas avaliam que o alcance da influência do Progressistas é menor, sendo de até 97 prefeituras , considerando ainda que há prefeituras em que pode ter reviravolta em 2022 como Floriano, São Raimundo Nonato e Batalha, com gestores ligados ao governador ou a parlamentes da base. O governador tem evitado confrontos diretos com Ciro e opta por atuar nos bastidores, reforçando seu vínculo com prefeitos. Com a máquina do Estado, Dias tem forte influência até mesmo em cidades governada por opositores. 

O que vai fazer muita diferença é Teresina, que ainda não está nessa conta. Com eleitorado de 550 mil, foram registrados 446.778 votantes nesta eleição. Ambos estão empenhados nesta disputa, costurando apoios nos bastidores. Ou seja, o melhor ficou reservado para o final. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *