Sinduscon avalia ações de 2020 e destaca parceria com o SENAI-PI

(*)Tereza Val

Sinduscon faz balanço das ações do ano e destaca parcerias como peças para o crescimento social
Mesmo diante da pandemia, a categoria se articulou para promover diálogos e ações em prol do desenvolvimento da cidade e economia.

Francisco Reinaldo, presidente do Sindicato, relembra que houve reuniões com os candidatos ao cargo majoritário na capital, onde foram levadas as demandas da categoria. Além disso, ainda foram realizados cursos do BIM e Menor Aprendiz, resultado de parceria com SENAI/PI, intermediado com presidente da Federação das Indústria do Piauí, presidida por Antônio José de Moraes Souza Filho. “Também participamos da Feira de Imóveis Online e do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção, promovidos pela CBIC, de forma online. Recentemente, realizamos o curso sobre transformação digital na indústria da construção”, informa o gestor.

2020 foi um ano atípico e exigiu reinvenção para dar sequência às atividades de vários segmentos sociais importantes. Parcerias, organização e planejamento estratégico, por exemplo, foram fundamentais. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) se articulou durante todo o ano para garantir diálogo com os órgãos públicos, com a categoria, bem como deu apoio a eventos essenciais para continuar sua atuação em prol da sociedade.

Guilherme Fortes, vice-presidente do Sinduscon, pontuou que entre as ações pensadas durante a ano aconteceu a discussão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Construa Fácil, pedido de agilidade nos processos na Prefeitura de Teresina, além do diálogo sobre a retomada das atividades no cenário de pandemia. “Também tivemos parceria com o SESI-PI, realizamos testes de Covid-19, reuniões de ponto de controle com o gestor de grandes contas da Equatorial Piauí, assim como fizemos apresentações do Índice de Velocidade de Vendas ”, destaca.

Para melhor atuação do setor, parcerias e diálogos são imprescindíveis. Viviane Moura, da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), explica que o Governo do Estado adotou uma política, por meio do programa de PPP, de trabalhar fortemente a relação com o Sinduscon. “Sobretudo em razão do programa concentrar, de forma muito forte, o desenvolvimento de infraestrutura, que não existe sem o trabalho da construção. O Sinduscon tem sido parceiro no trabalho que a gente vem desenvolvendo para o projeto de residencial para habitação de servidor público”, salienta.

Parcerias são importantes para atuação em prol da coletividade

Afinar relacionamentos com órgãos e sociedade como um todo é um passo fundamental para a prestação de serviços, desenvolvimento da cidade e manutenção econômica. Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial PI, destaca que a parceria com Sinduscon é importante. “Como as obras dependem vitalmente de infraestrutura de energia elétrica temos procurado ao longo desse tempo contribuir com a prestação de um serviço mais próximo, buscamos dirimir dúvidas das empresas e empreiteiros. Buscamos ganhar tempo na execução das obras, esclarecendo as normas da Companhia, tornando o fluxo mais dinâmico”, diz.

Quem compartilha do mesmo entendimento é Hermenegildo Mesquita Pestana, Superintendente Executivo da Habitação da Caixa no PI, ao ressaltar que a parceria com o Sindicato representa crescimento e realização. “A Caixa, como maior agente financiador da habitação no PI, a nossa parceria traz o crescimento para o Estado e a realização de sonhos para as famílias. O Sinduscon hoje tem, dentro dos seus associados, os maiores parceiros”, finaliza.

Deixe uma resposta