Ciro x Wellington na reunião da bancada federal

Ciro x Wellington na reunião da bancada federal

Por Rany Veloso

Na manhã desta segunda-feira (22), deputados federais e senadores se reuniram em Teresina com o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Dr Pessoa (MDB) sobre a destinação das emendas de bancada, que somam mais de R$ 240 milhões. Tradicionalmente, o governo do estado indica uma e o prefeito outra, sobrando mais 13, o equivalente a cada parlamentar, mas o senador Ciro Nogueira (PP), maior liderança da oposição no Piauí, propôs logo no início da sua fala que das 15 emendas duas fossem destinadas a Saúde, sendo uma para a atenção básica e a outra especializada, o que automaticamente vetaria a possibilidade do governo e prefeitura indicassem recursos para as suas prioridades. Mas a bancada não aderiu à ideia e a tradição prevaleceu.

Ficou acertado também que além das emendas impositivas, o governo estadual poderia indicar mais duas emendas na outra modalidade e a prefeitura mais uma. Wellington Dias se posicionou a favor de gastos para custear à saúde e as estradas. Já Dr Pessoa não apresentou nenhum projeto específico. 

Em consenso, os parlamentares querem destina parte da emenda para a compra dos equipamentos para a nova maternidade, além da continuidade da obra do alargamento da conhecida rodovia da morte, ao sul do estado, a BR 135.

Deixe uma resposta