Câmara autoriza contratações pela Universidade do Delta do Parnaíba/UFDPar

Em apreciação na terça-feira (23), a Câmara Federal aprovou por 436 votos a 30, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/20, do Senado, que permite a contratação de pessoal para determinadas instituições federais como exceção à proibição determinada pela Lei do Programa Federativo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Foram seis instituições no país que obtiveram a autorização especial, dentre as quais, a Universidade do Delta do Parnaíba, localizada no litoral piauiense, m ais precisamente em Parnaíba. 

A UFDPar foi criada recentemente, após o desmembramento da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e precisa constituir o seu quadro de profissionais efetivos. Na votação, a matéria teve parecer favorável do relator, deputado José Nelto (Podemos-GO).

A UFDPar foi criada recentemente, após o desmembramento da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) (Foto: Pablo Valadares – Agência Câmara)

A proposição é de autoria do senador Wellingon Fagundes (PL-MT), que revelou no texto da matéria que o conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) apresenta 3.345 vagas de docência e 3.417 de cargos técnico-administrativos e que “as vagas precisam ser repostas com celeridade para não ocorrer prejuízo aos alunos e nem à sociedade”.(Francy Teixeira)

Deixe uma resposta