Empresa paulista vai financiar pesquisa da Uespi sobre uso de jaborandi no combate à Covid

A Pesquisa do Grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da Uespi sobre moléculas no Jaborandi com capacidade de inibir a Covid-19 será financiada pela empresa paulista Sourcetech Química LDTA. A assinatura do termo de cooperação entre a universidade e a financiadora será realizada em uma live, nesta quarta-feira (14), às 11h, no canal do Youtube Uespioficial.

O trabalho, sob coordenação do professor Francisco das Chagas Alves Lima, buscará uma investigação in vitro e in silico (feito em computador) de alcaloides do jaborandi ativos contra o vírus SARS-CoV-2. A empresa financiadora trabalha com o desenvolvimento de matéria-prima e medicamentos de fonte natural. O valor investido é de 80 mil reais e a previsão de começar a pesquisa é nesse mês de abril e tem um ano de duração.

Segundo o docente Francisco das Chagas, em fevereiro de 2021, o artigo de título “In silico study of the interactions of Pilocarpus microphyllus imidazolic alkaloids with the main protease (Mpro) of SARS-CoV-2”, foi aceito na revista Molecular Simulation. O trabalho foi desenvolvidos pelos seus alunos de doutorado em Química da UFPI Ézio Raul Alves de Sá, Allan Nunes Costa e Janilson Lima Souza e a aluna da iniciação científica da Uespi Rayla Kelly Magalhães Costa, com a colaboração do professor do IFPI doutor Ricardo Martins Ramos. Na publicação, foi verificado que no estudo in silico dez moléculas do Jaborandi com potencial de inibir o vírus da Covid-19.

Com a publicação do artigo, a pesquisa ganhou destaque na imprensa local por meio do Blog Ciência Viva, do também professor da Uespi, Francisco Soares, do curso de Biologia. Após a repercussão, o engenheiro Agrônomo, José Sena, responsável pela maior fazenda de jaborandi do Brasil, na cidade de Barra do Corda (MA), fez o intermédio entre o professor e a Sourcetech Química, em que o agrônomo trabalha e que tem a área cultivada com plantação de jaborandi na região.(politicapiaui)

Deixe uma resposta