Hospital Dirceu registra queda nos casos de Covid “mas os cuidados devem continuar”

De acordo com a diretora geral do HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde), Marisa Corrêa, pelo 4º dia consecutivo foi observada uma redução na entrada de pacientes com Covid na  Promédica (Anexo I do Heda), que é o hospital porta de entrada para o tratamento. “Houve uma sensível redução e nós atribuímos isso aos decretos do governo do Estado, lockdows e demais medidas restritivas do Governo. Estamos também com o Programa Busca Ativa atuando muito fortemente em Parnaíba e região  litorânea. Com certeza, as restrições do governo do Estado junto com trabalho do Busca Ativa fazem com que esta redução ocorra”, destaca a diretora.

Marisa acrescenta ainda que o Busca Ativa atua agora diariamente no município, com reforço nos finais de semana, a partir de sexta feira, tanto na região de Ilha Grande quanto em Luís Correia, Coqueiro e Barra Grande, com ações muito mais intensas.

Equipes do Busca Ativa na região Litorânea

“Também houve redução no número de óbitos, mas a gente alerta que, apesar da vacinação que está chegando às pessoas, a população deve continuar se protegendo evitando aglomerações, higienizando as mãos e usando máscaras. Porque só isso é que realmente vai assegurar uma redução consistente nos casos de Covid e, por consequência, a redução nas mortes”- pontua Marisa Corrêa.

Hospital Nossa Senhora de Fátima (Anexo II)

O anexo II do HEDA, Hospital Nossa Senhora de Fátima, também está funcionando plenamente, hoje “com a  ocupação quase que total. Mas pretendemos ampliar o atendimento, colocando mais alguns leitos para suportar eventuais aumentos de novos casos. Estamos com 9 leitos de UTI ocupados e 19 leitos clínicos (de 20) também ocupados, ou seja, ocupação quase de 100%. Por isso é importante a gente continuar se cuidando, tomando precauções, para evitar a transmissão. Essa segunda onda trouxe  pra gente uma transmissibilidade maior, com mais pessoas buscando atendimento médico. Daí a necessidade de se continuar  com os cuidados.

A diretora Marisa destacou o empenho pessoal do secretário de saúde, Florentino Neto, para que Parnaíba e região melhor se estruturassem, para dar um atendimento adequado aos pacientes de Covid. “A Sesapi, com a direção do HEDA, criamos um centro de testagem  que funciona na Promédica, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Temos uma média diária superior a 80 pessoas sendo muito bem atendidas”, frisou.

Secretário Florentino Neto

A diretora elogiou também a equipe médica que está há mais de um ano “nesta luta terrível contra a doença, para salvar vidas. Nossa equipe é muito colaborativa, preparada para este atendimento. Estão há mais de um ano atuando nisso e nós confiamos plenamente neles. O que a gente percebe é que a segunda onda veio mais agressiva e por isso é importante  procurar o atendimento médico logo no início. Nossas equipes dos 3 hospitais estão preparadas para este atendimento. Inclusive contratamos profissionais de uma outra  empresa, para reforçar o atendimento aos nossos pacientes”.

Hospital Dirceu Arcoverde: redução no número de casos de Covid-19

Finalizando Marisa Corrêa reforça a recomendação para que as pessoas não relaxem nos cuidados, apesar da redução de casos haver ocorrido. “Os cuidados devem ser mantidos, com toda a população se cuidando,  pra evitar  o contágio maior da doença, o que aumentaria também busca por atendimento”.

Deixe uma resposta