Piauí recebe 32 ônibus escolares do Ministério da Educação

O Piauí recebeu, nesta segunda-feira (26), trinta e dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do governo federal. O governador Wellington Dias participou da entrega simbólica dos veículos com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Parque Nova Potycabana, em Teresina.

Para o Piauí, ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes

“É um momento muito importante nessa integração do Ministério da Educação, recursos liberados pelo governo federal integrados com emendas colocadas pela bancada federal. Isso contribui para o melhor atendimento de estudantes, com um transporte adequado e com maior qualidade, isso vai ser muito importante para todas as regiões do Piauí que serão contempladas”, ressaltou Wellington.

A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar, por meio de acesso diário aos meios de transportes. O programa prevê uma frota de ônibus escolares padronizada, com estrutura de acessibilidade, no qual 139 municípios contemplados no programa.

O ministro Milton Ribeiro reiterou o esforço da bancada federal do Piauí. “A entrega de ônibus tem a ver com uma coisa só, acreditamos no futuro, esses ônibus vão servir para trazer os nossos filhos para as escolas. Essa pandemia vai passar e teremos a alegria de vê-los dentro dos ônibus indo em segurança para as escolas. A entrega desses ônibus hoje é fruto do esforço da bancada do Piauí”, disse o gestor. Ele citou ainda que as escolas, as quadras e creches são prioridades de investimento no Piauí para alavancar a educação básica do Brasil.

Segundo o secretário de Estado da Educação, esta é a primeira etapa da entrega dos veículos. O estado receberá em 30 dias mais 32 veículos no modelo van. “Teremos 32 municípios contemplados com a ação de hoje. A Secretaria da Educação, em parceria com a bancada federal, fez a aquisição de 64 veículos, hoje vamos entregar 32, com a capacidade para a maior quantidade de estudantes, 44 lugares, mas também teremos outra entrega de 32 veículos no estilo van. O transporte escolar, sem dúvida alguma, é um equipamento extremamente necessário para que possamos garantir que nossos estudantes saiam de suas casas, especialmente da zona rural, e cheguem às escolas que ficam na zona urbana”, enfatizou Ellen Gera.

Wellington Dias e o Ministro da Educação (Foto: Ccom)

Deixe uma resposta