Piauí recebe novos ônibus escolares na segunda (26)

O Piauí recebe, nessa segunda-feira (26), ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via bancada federal do estado. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do Governo do Piauí.

Ao todo, foram adquiridos 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da Rede Estadual de Educação. Nesta primeira etapa, serão entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.

A solenidade de entrega dos ônibus será no parque Nova Potycabana, às 11h, e contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do governador Wellington Dias; do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte.

Segundo Ellen Gera, esses ônibus, provenientes de emenda de deputados federais e senadores do Piauí, proporcionarão mais de 1.400 novas vagas de transporte escolar rural nos 32 municípios contemplados.

“Estamos muito felizes com a aquisição desses veículos, que irão ajudar nossos alunos a chegar ao chão da escola quando essa pandemia acabar. Destaco, ainda, o compromisso de nossos representantes na bancada federal, que mantiveram o compromisso junto à Educação estadual com o prosseguimento do Programa Caminho da Escola, essencial para que a educação não pare”, destaca o secretário.

O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Municípios contemplados:

Brejo do Piauí, Ribeira do Piauí, Parnaíba, Corrente, São Miguel do Tapuio, Cocal dos Alves, São Julião, União, Aroazes, Bom Jesus, Miguel Alves, Parnaguá, Dom Inocêncio, Itainópolis, Arraial,  Betânia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sebastião Barros, Bonfim do Piauí, Rio Grande do Piauí, Avelino Lopes, Esperantina, Capitão de Campos, Bom Jesus, Simplício Mendes, Joaquim Pires, Miguel Alves, Cristalândia, Luzilândia, Cocal e Batalha.(Tereza Val)

Deixe uma resposta