Covid-19: empresários criticam fechamento de acessos a Cajueiro da Praia

A prefeitura de Cajueiro da Praia decidiu, na segunda-feira (17), fechar os acessos ao município a partir da próxima sexta-feira (21)

Segundo o prefeito Felipe Ribeiro (Republicanos), a medida é para conter o avanço da Covid-19 no município que já registrou 18 óbitos e 471 casos confirmados.

Prefeitura de Cajueiro da Praia fechará acesso ao município (Foto: Reprodução/internet)

Prefeitura de Cajueiro da Praia fechará acesso ao município (Foto: Reprodução/internet)

Haverá toque de recolher e dessa vez o decreto não permitirá nem a saída de nativos da região e nem a entrada de visitantes, salvo casos excepcionais. A medida afeta diretamente os empresários da região.

A reportagem do Meionorte.com procurou a advogada Mariana Rebelo, que representa os empresários de Cajueiro da Praia e região, para falar sobre a decisão do prefeito.

Mariana disse que essa medida do prefeito se deve por conta de um surto de Covid na prefeitura de Cajueiro da Praia e que nenhuma empresa de Barra Grande apresentou surto da doença.

“Eu represento os empresários de Barra Grande e nós somos totamente contra essa manifestação do prefeito. Ele está tomando essas medidas porque houve um surto de Covid na prefeitura de Cajueiro da Praia, mas isso é uma situação isolada, porque não se tem notícia de nenhuma empresa de Barra Grande que tenha sofrido surto de Covid”, disse.

Empresários implementaram protocolos

A advogada informou ainda que desde a reabertura das atividades econômicas, os empresários emplementaram todos os protocolor exigidos pelos órgãos de saúde.

“Desde a reabertura das atividades econômicas em Barra Grande, nós implementamos todos os protocolos  exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Vigilância Sanitária e além disso a prefeitura impôs aos empresários outros requisitos ainda mais restritos, como por exemplo, a obrigação de testar todas as equipes para poderem funcionar”, acrescentou.

A advogada disse que essa medida de testar todas as equipes dos empreendimentos só acontece única e exclusivamente no município de Cajueiro da Praia.

Município de Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/Internet)Município de Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/Internet)

“Essa medida de testagem das equipes só acontece em Cajeiro da Praia, em nenhum lugar do Brasil houve essa exigência, mesmo assim, preocupados com o vilarejo, com os colaboradores, nós atendemos às solicitações da prefeitura, então é totalmente descabido essa decisão do prefeito de fechamento total, até porque isso já houve outras vezes e não teve eficácia alguma”, pontuou.

Economia prejudicada

No Estado do Piauí e no país o que vem acontecendo é a flexibilização das atividades econômicas, mas para a advogada Mariana, as coisas estão é piorando em Cajueiro da Praia que relação à economia.

“Estamos nos organizando para judicializar essa questão. Nós solicitamos uma reunião com o prefeito, mas ele não nos atendeu. Na segunda-feira, o próprio presidente da Câmara de Vereadores solicitou uma audiência pública em que haveria a minha participação como representante de todos os empresários do município e com meia hora para ter início a reunião, esta foi cancelada, ou seja, estão fazendo isso, totalmente contra os vereadores, contra os empresários, é uma medida bem arbitrária”, concluiu Mariana.

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Pedro, falou sobre o fechamento dos acessos ao Meionorte.com e disse que entende o lado dos empresários, mas que está pensando em salvar vidas.

Prefeito Felipe Pedro de Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/Instagram)Prefeito Felipe Pedro de Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/Instagram)

Pensamento é em salvar vidas

“A gente entende o lado dos empresários, porque eles investiram muito no município, é bastante delicado mexer com o bolso, é muito dinheiro envolvido, mas eu estou pensando na saúde da população, não é porque teve surto na prefeitura que eu estou fechando os acessos, os dados estão mostrando que já temos só nesse mês 10 óbitos por Covid, agora deu uma diminuida de casos positivos, mas a gente observava que a população não estava se conscientizando e por isso tomamos a decisão dessa medida drástica, é polêmico, mas eu acho necessário e a população está me apoiando”, disse o gestor.( Por: Fábio Carvalho)

Deixe uma resposta