Fábio Novo: “Sobre a homenagem do Seu João Claudino para o Porto das Barcas

O Porto Das Barcas continua sendo denominado Porto das Barcas! Apenas acrescentamos a ele uma homenagem ao Seu João Claudino e pelos seguintes motivos:
 Secretário Estadual de Cultura Fábio Novo
1) Foi o maior comerciante e empresário do Piauí. No passado o local era um centro de comércio e negócios. Portanto, temos aqui uma afinidade que justifica a homenagem! 2) Foi o único empresário ainda em vida que demonstrou sensibilidade quando procurado para tratar da recuperação de parte do complexo. O Museu do Mar estava em ruínas e João Claudino foi o único do setor empresarial que se colocou à disposição para ajudar na recuperação. Hoje boa parte da museografia do Museu do Mar do Delta do Parnaíba tem o seu patrocínio.
Antes disso, o teatro Saraiva de Parnaíba que passou mais de 10 anos sem a sua conclusão só teve a obra finalizada graças ao patrocínio do Seu João Claudino. Antes só havia promessas! Nos últimos 6 anos, todos os projetos culturais financiados em Parnaíba pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e cito: Boca da Noite, Projeto Seis e Meia, Parada da Diversidade e ações do grupo Balaio contaram com o patrocínio do Seu João Claudino. E isso não foi apenas em Parnaíba. Dos 530 projetos culturais executados nos últimos 6 anos no estado, foi o Seu João Claudino quem patrocinou cerca de 400, sendo o mecenas da cultura do Piauí.
Portanto, a homenagem é por demais justa. Em relação ao Cosme, funcionário da Secult que faleceu recentemente ele também será homenageado com uma das salas do museu, assim como o Benjamin Santos e Assis Brasil, todos ilustres parnaíbanos.
Sem mais!
Fábio Novo – Secretário de Estado da Cultura do Piauí

Deixe uma resposta