Jair Bolsonaro entra na lista dos que mais visitou o Piauí enquanto presidente da República

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), previsto para vir a Teresina na próxima sexta-feira (28/05), entra para a lista dos que mais visitou o Piauí enquanto está no mandato.

Considerando a visita agendada, a se confirmar, terá feito, enquanto presidente da República, quatro visitas ao Piauí em menos de três anos de seu primeiro mandato. A primeira foi em agosto de 2019, à cidade de Parnaíba, onde discursou ao lado do prefeito Mão Santa (sem partido).

Imagens de Bolsonaro no Piauí: agosto de 2019, julho de 2020 e a mais recente, em maio de 2021 

A segunda vez foi em julho de 2020, em visita à cidade de São Raimundo Nonato, onde conheceu a Serra da Capivara. A terceira não faz nem uma semana: na quinta-feira passada, dia 20 de maio, quando inaugurou de forma oficial a tão sonhada Ponte de Santa Filomena.

Prevista para acontecer na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, a quarta visita ainda está sendo detalhada pela equipe da presidência da República. A previsão é a de anunciar novidades que beneficiem a população piauiense. Será a primeira vez, entretanto, que o presidente estará na capital depois da eleição 2018.

Desta forma, Bolsonaro se torna o 3º presidente da República, considerando apenas os chefes do executivo no período da sexta e nova república, que mais visitou o Piauí. Toma o lugar que era do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que esteve no estado por três vezes durante seus dois mandatos, de 1995 a 2002.

Quem está em segundo lugar é a ex-presidente Dilma Roussef (PT), que veio ao Piauí por cinco vezes, no primeiro mandato e no segundo -que foi interrompido por um impeachment-, de 2011 a 2016. Seu ex-vice-presidente e que depois virou presidente, Michel Temer (MDB), de 2016 a 2018, não veio, enquanto presidente, nenhuma vez no estado.

O campeão de vezes em que esteve no Piauí como presidente da República é Luís Inácio Lula da Silva (PT). Em seus dois mandatos, de 2003 a 2011, esteve no estado por pelo menos oito vezes. No primeiro ano de governo, aliás, marcou a sua passagem fazendo o lançamento do programa Fome Zero, iniciado em uma das cidades mais pobres do Brasil: Guaribas. No mesmo ano ele apareceu numa outra visita, desta vez no litoral do estado, que acabou virando um registro histórico, ao aparecer quebrando protocolos de segurança e tomando um banho de mar bem a vontade.

Lula, em 2003, surpreendeu ao aproveitar para tomar um banho de mar no litoral do Piauí (Foto: Divulgação)

OUTROS PRESIDENTES NO PIAUÍ

Vale ressaltar: esta lista está contando apenas os presidentes com mandato no período da sexta e nova república. Não há registros de visitas de Itamar Franco (já falecido) e Fernando Collor (atual senador, pelo PROS-AL) visitando o estado como presidente da República. José Sarney (MDB) esteve uma única vez no Piauí estando chefe do executivo entre os anos de 1985 a 1990. Tancredo Neves, como se sabe, morreu antes de tomar posse. (OitoMeia)

Deixe uma resposta