Pesquisa da Fecomercio aponta melhoria na confiança do empresário para o 2º semestre

A Pesquisa sobre o índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Teresina ( ICEC ) tem por objetivo medir com precisão a percepção que os Comerciantes têm sobre o Nível , atual e futuro, da Propensão a Investir em Curto e Médio Prazo. É uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes e para as Instituições Financeiras. O Levantamento atinge 135 Empresas do Comércio de Bens e Serviços. Foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em parceria com a FECOMERCIO-PI através do Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento –IFPD-PI.

Pesquisa da Fecomércio-PI aponta melhoria na confiança do empresariado

A Pesquisa é dividida em três partes, As Condições Atuais e Futuras da Economia Brasileira; O Setor Comércio e Serviços e as Empresas. E sobre os Investimentos.

O resultado é revelado em pontos. Acima de 100 encontra-se a situação de otimismo e abaixo deste valor diz respeito a pessimismo. O índice 100 é a fronteira entre a avaliação de satisfação e insatisfação dos Empresários, também chamado de índice de indiferença.

O ICEC de Abril de 2021 ficou em 105,4 pontos, apresentando uma redução de 13,4% na comparação com o mês anterior e -17,91 relativo ao mesmo mês do ano passado.

Na avaliação nas Condições Atuais 70,6% dos Entrevistados relataram que a Economia Brasileira piorou em Abril de 2021 com pessimismo de 58,0 pontos; também relataram que a Economia piorou os Empresários das atividades de roupas e calçados com 83,4%, os Empresários dos micro, pequenos e médios empresários com 71,1% e os Empresários do ramo de roupas e calçados com 83,4% Para os Empresários que empregam mais de 10 pessoas 54,6% disseram que a Economia melhorou.

Com 75,5 pontos atingindo a faixa de pessimismo o SETOR COMÉRCIO também piorou para os micro, pequenos e médios Empresários, com 57,9% e para os Empresários do ramo de Calçados e roupas com 87,9%. Paradoxalmente, 90,% dos Empresários de Grande porte e os Comerciantes da Atividade que vendem produtos duráveis relataram que o setor Comércio melhorou.

Expectativas para os próximos seis meses
Os Comerciantes de Teresina relataram que nos próximos 6 meses as expectativas de melhora de otimismo para o ICEC são muito boas. A economia brasileira foi avaliada em 136,5 pontos e com esperança de 77,4% de melhora; o setor Comércio atingiu 148,5 pontos e 85,2% disseram que o Comércio melhorará no segundo semestre. A Empresa alcançou 149,5 pontos. Isso mostra que os Empresários estão na esperança que muita coisa vai mudar porque acreditam que a população vai estar toda vacinada contra coronavirus, e com isso a Economia sairá da crise.

Deixe uma resposta