Profissionais de saúde se reúnem na Promédica para encerramento da Semana da Enfermagem

Na tarde desta quinta-feira (20), com a presença de vários profissionais de saúde, aconteceu nas instalações da Promédica – Anexo I do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde( Heda),  uma pequena comemoração para marcar o encerramento da Semana da Enfermagem, iniciada no último dia 12 (Dia da Enfermagem). Hoje, dia 20, é celebrado o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Para a diretora da Promédica, enfermeira Bernardete Leal, “a importância do técnico de enfermagem é muito grande. E, neste momento de pandemia, o reconhecimento é de toda a sociedade. Sabemos que a enfermagem em si, enfermeiro e o técnico, que hoje celebram seu dia, estão vivendo um momento único, de doação e enfrentamento. E  é muito gratificante pra nós fazermos esta comemoração, encerrando com o dia do técnico e do auxiliar de enfermagem,  que são esses guerreiros imbatíveis, da linha de frente”, destacou.

A também enfermeira Janaílda Furtado, diretora administrativa do HEDA, defendeu a necessidade  de maior valorização da classe, nesse momento em que a categoria está tendo maior visibilidade. “É preciso reconhecermos a importância da enfermeira, do técnico e precisamos dar notoriedade a essa data, buscando esse reconhecimento, porque o valor da enfermagem é exatamente o valor  da saúde da população. Nessa pandemia nós nos doamos para salvar vidas, como verdadeiros soldados num campo de batalha. Tem sido cansativo, desgastante, afastados da família, pra cuidar da sociedade. Por isso precisamos  valorizar isso e parabenizar toda a categoria da enfermagem por essa luta diária que não cessou. Estamos ainda longe de findar, mas, se tivermos unidos, essa guerra será vencida”, pontuou.

O médico e deputado estadual também presente, como convidado, disse que as comemorações são uma demonstração do reconhecimento da importância que sempre teve a enfermagem como um todo.  “Nesse momento de pandemia, a importância é muito maior, porque é quem está ali, ao lado do paciente, cuidando dele, fazendo todos os procedimentos, dando todo o apoio necessário para que se consiga vencer essa batalha que nos foi imposto por este vírus que ainda não tem tratamento específico.  Todos merecem a homenagem, pela dedicação, a paixão, todo o esforço que a enfermagem dedica no dia a dia, indo até à exaustão, extrapolando todos os limites orgânicos, para possibilitar um melhor atendimento para que seja minimizado o número de perdas de vida. Nossas homenagens e gratidão, e o reconhecimento de toda a sociedade, pelo grande trabalho de ajudar a poupar muitas vidas que foram salvas, devido a dedicação de cada um”.

 

Deixe uma resposta